EUA acusam seis cidadãos chineses de espionar empresas de tecnologia

0

Seis cidadãos chineses, incluindo três professores que estudaram juntos na Universidade do Sul da Califórnia, teriam roubado tecnologia sem fio sensível de empresas norte-americanas e levado para a China, segundo o Departamento de Justiça dos EUA (DoJ, na sigla em inglês).

Os acusados teriam roubado segredos comerciais das empresas Avago Technologies e Skyworks Solutions, relativos à forma de filtrar sinais indesejados em dispositivos sem fio, de acordo com uma acusação formal aberta na segunda-feira, 18. De acordo com o processo, eles, então, criaram uma joint venture controlada pelo Estado chinês e a Tianjin University da China para produzir e vender equipamentos que utilizam a tecnologia, e ganharam contratos de ambas as empresas e de entidades militares.

As duas empresas fornecem componentes para o iPhone da Apple, entre outros dispositivos. Autoridades disseram que o caso mostra persistentes esforços para roubar tecnologia de empresas com sede no Vale do Silício, na Califórnia, onde as operações da Avago e da Skyworks estão baseadas.

"A tecnologia desenvolvida por empresas norte-americanas do Vale do Silício e de toda a Califórnia continua vulnerável a roubos, patrocinados por governos estrangeiros", disse a procuradora Melinda Haag, que está acompanhando o caso, ao The Wall Street Journal.

O professor Zhang Hao, da Tianjin University, foi preso quando desembarcou no aeroporto internacional de Los Angeles, no sábado, 16, depois de viajar à China, disse DoJ. Ele está sob custódia e seu advogado não respondeu ao pedido do jornal americano para falar sobre o assunto. Os outros cinco réus estão na China e é improvável que a polícia seja capaz de prendê-los.

Em comunicado, a Tianjin University disse que a escola só soube das acusações nesta quarta-feira, 20, pela manhã e disse que vai investigar o caso.

Espionagem cibernética

As acusações surgem em meio aos inúmeros casos de espionagem econômica, especialmente pelos chineses, detectados pelo DoJ. Em maio do ano passado, o departamento indiciou cinco oficiais do Exército chinês, acusados de roubo de segredos industriais e comerciais de empresas. Segundo a acusação, os militares chineses operaram através de uma rede de espionagem cibernética, a partir de um centro militar de computação em Xangai. Os cinco chineses estão na lista dos mais procurados do FBI, indiciados por espionagem e invasão de computadores.

Na semana passada, a empresa de segurança de rede FireEye disse que através de uma análise forense detectou que hackers chineses invadiram sistemas da faculdade de engenharia da Universidade da Pensilvânia e poderiam ter acessado pesquisas sobre a tecnologia militar dos EUA.

A Embaixada da China em Washington não respondeu ao pedido para comentar o assunto. O fato é que esse novo caso de espionagem deve acirrar ainda mais as tensões diplomáticas entre os EUA e a China, que se irritou com acusações anteriores do governo americano de que estaria envolvida em espionagem econômica em larga escala. O governo chinês sugeriu no passado que as empresas norte-americanas eram as responsáveis por criar suas próprias ameaças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.