Acesita reformula TI e modelo de gestão de negócios

0

A Acesita, fabricante de aços planos inoxidáveis e siliciosos, investiu na transformação do seu modelo de gestão e atualização do ambiente de TI, tendo como foco suas prioridades de negócio. O software de gestão empresarial escolhido foi o SAP R/3 e a implementação foi conduzida em parceria com a IBM Global Business Services. Duzentos profissionais estiveram envolvidos no projeto, que levou um ano para ser concluído.

A iniciativa originou-se a partir da necessidade da atualização tecnológica da empresa. No entanto, à medida que as discussões sobre o assunto aconteceram, a Acesita identificou a possibilidade de uma reformulação de negócios mais ampla, o que envolvia um novo modelo de gestão, no qual a tecnologia seria apenas um componente. A empresa realizou, então, um trabalho de definição das suas principais competências, negócios e da infra-estrutura de tecnologia que seria necessária para suportar o novo modelo.

Como resultado desse trabalho, a empresa chegou a cinco fatores-chave que considerou determinantes para o sucesso em seus negócios: ser um produtor de classe mundial, dominar o mercado-alvo, ter excelência na gestão global de finanças e processos, engajamento e desenvolvimento do pessoal e confiança dos acionistas.

Com essa definição, a fabricante saiu em busca de um parceiro de negócios que pudesse auxiliá-la na implementação da solução tecnológica. A IBM Global Business Services foi a consultoria escolhida, num processo que levou em consideração fatores como a avaliação do conhecimento de negócio por parte do fornecedor; sua experiência na gestão da mudança, fator crucial na implementação de soluções de gerenciamento empresarial; capacitação técnica para implementação; além da questão da transferência de conhecimento para a Acesita. Um dos requisitos importantes também era a integração do ERP com os sistemas legados de produção da Acesita, o que foi resolvido com a solução da IBM WebSphere Business Integration.

?A partir da identificação dos fatores-chave e da implementação do SAP R/3, a Acesita pode rever e alterar seu modelo de governança de TI e de sistemas de informática. Essa iniciativa está sendo fundamental para o nosso fortalecimento corporativo, uma vez que agora trabalhamos de forma ainda mais integrada ao negócio?, comenta Ilder Camargo, superintendente de projetos e sistemas da Acesita.

O executivo salienta que após o período de estabilização do sistema, ocorrido durante o ano de 2005, a Acesita ingressa na fase de usufruir dos benefícios, tais como ganhos de produtividade de mão-de-obra, melhoria dos processos de suprimento e redução no custo de manutenção do sistema de informação. Além disso, a empresa obteve mais agilidade na tomada de decisões de negócio, uma vez que o projeto proporcionou um novo modelo de custos e rentabilidade, que viabilizou o gerenciamento de margens on-line, fornecendo à companhia a opção de prosseguir ou não nas propostas.

Para Alexandre Kato, consultor da IBM Global Business Services, ?a Acesita realizou uma implementação sofisticada, aproveitando o momento de mudança não apenas para realizar ajustes relacionados à tecnologia, mas foi capaz de vislumbrar os benefícios que o amplo projeto de gestão traria ao seu negócio?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.