TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Big data e inteligência artificial vão aumentar eficiência de apps de mobilidade urbana

Postado em: 20/09/2019, às 16:42 por Redação

Tecnologias como inteligência artificial, cloud, big data, IoT, realidade aumentada e machine learning estão criando novas formas de se relacionar com a mobilidade. De acordo com a Indra, empresa global de consultoria e tecnologia, o futuro deve trazer a oportunidade de passageiros contarem com informações personalizadas a respeito dos meios de transporte que mais utilizam – sejam eles públicos ou particulares.

Na prática, a partir de um único aplicativo o usuário poderá configurar seu perfil, escolher seus diferentes meios de transporte, acessar cada um deles e pagar ao final do mês conforme sua utilização. "A tecnologia é a base sobre a qual se estabelece a mobilidade inteligente e sustentável do século XXI", afirma Berta Barrero, diretora de Transportes da Indra.

Além dessa funcionalidade, um estudo da Indra aponta que passageiros terão a prêmios por suas escolhas mais sustentáveis, trazendo vantagens não somente para os usuários, mas também para gestores, operadores, possibilitando desde menores custos até a possibilidade de redimensionar rotas em tempo.

Ao mesmo tempo, os motoristas de ônibus, metrô e trens devem contar com um sistema de gestão integrada de rotas centralizado e conectado com informação dos passageiros e do trânsito, em que o machine learning e o big data facilitarão o redimensionamento das rotas em tempo real e o gerenciamento sob medida para usuários de outros meios de transporte, realizando assim uma gestão mais inteligente e otimizada dos seus serviços.

Da mesma maneira, a IoT e as novas comunicações móveis facilitarão o avanço do veículo conectado e autônomo, que mudará radicalmente a experiência do usuário em suas viagens em rodovias, tendo acesso à diferentes informações e assistência para uma condução mais segura.

"A mobilidade como serviço é mais uma das tendências para a qual os gestores de tráfego e concessionárias de rodovias irão utilizar, com soluções de acesso a determinadas vias, tarifação modulável, pagamento em tempo real conforme as condições da estrada, dia, hora ou a ocupação do veículo", afirma a companhia.

Outras tendências do transporte serão a manutenção preventiva das infraestruturas usando big data e inteligência artificial, uso de veículos autônomos para realizar revisões e realidade aumentada para a formação de operários e assistência remota em reparações delicadas.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial