Texas é qualificada para fabricar chip de 65 nanômetros

0

Oito meses após lançar as primeiras amostras de sua tecnologia de processo de fabricação de 65 nanômetros (nm), a Texas Instruments anuncia que obteve a qualificação da tecnologia e passa agora à etapa de produção em larga escala. A tecnologia de 65 nm, segundo a empresa, proporciona maior desempenho de processamento em menor espaço de silício e sem o aumento do consumo de energia.

?O modelo de negócios da companhia, que estimula o desenvolvimento da sua própria tecnologia e inicia a produção em escala em uma única fábrica e depois define para as outras, nos permite alcançar rapidamente altos volumes de produção para nossos clientes?, afirma Hans Stork, CTO da Texas Instruments. ?Em nosso mercado, a vantagem competitiva é do fabricante que consegue alcançar primeiro um nível de qualidade tal que possibilite o fornecimento de milhões de unidades.?

A Texas apresentou os detalhes sobre o seu processo de fabricação de circuitos integrados (CMOS) de 65 nm no início de 2004, e anunciou a disponibilidade das amostras do processador de banda base digital wireless, em março de 2005.

A nova tecnologia de processo, segundo a fabricante, dobra a densidade do transistor, se comparado ao processo de 90 nm, diminuindo os chips pela metade, e aprimorando o desempenho do transistor em até 40%. Além disso, a tecnologia reduz, de maneira significativa, o desperdício de energia em transistores ociosos, enquanto integra centenas de milhões de transistores que suportam funções analógicas e digitais, em configurações de system on chip (SoC), ressalta a empresa.

Os atuais produtos digitais multimídia e de consumo high-end aumentaram a demanda de processamento, e o foco no desenvolvimento de tecnologia de semicondutores de baixo consumo de energia. Para responder a esse desafio, a Texas implementou suas técnicas de gerenciamento de desempenho e de energia SmartReflex, na plataforma de 65 nm, para oferecer uma combinação entre silício, design de circuito e software.

Por meio do monitoramento da velocidade do circuito, as tecnologias SmartReflex são capazes de, dinamicamente, ajustar as voltagens para atender às exatas exigências de desempenho, sem sacrificar o desempenho geral do sistema, afirma a fabricante. Por isso, uma quantidade mínima de energia é utilizada para cada freqüência de operação, ampliando a duração da bateria e reduzindo a dissipação de energia de calor produzida pelo dispositivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.