Sindicatos não chegam a acordo e trabalhadores de TI não descartam paralisação

1

Após a terceira rodada de negociação salarial realizada nesta quarta-feira, 20, o Sindpd, sindicato dos profissionais de processamento de dados de São Paulo, e o sindicato patronal não chegaram a um acordo. O sindicato que representa as empresas de TI apresentou proposta de reajuste de 7% parcelado em duas vezes, o que não foi aceito pelo Sindpd. Diante do impasse, o sindicato dos trabalhadores realizará reunião nesta sexta-feira, 21, para debater possibilidade de greve da categoria no estado de São Paulo.

Na rodada anterior, o sindicato patronal havia proposto reajuste de 4% com parcelamento e escalonamento, e se recusado a repor a inflação de 2015 sob alegações como a "desaceleração no crescimento da economia, a alta da inflação e a instabilidade na manutenção dos empregos".

Para Antonio Neto, presidente do Sindpd, embora tenha havido pequena elevação do percentual de reajuste, o índice está abaixo da taxa de inflação e não representaria ganho algum à categoria, visto que sequer repõem as perdas salariais. "Não há conversa sem a reposição da inflação, isso é inegociável.

A diretoria do Sindpd se reunirá na sexta para debater os rumos da negociação salarial e expor a insatisfação dos trabalhadores. "As manifestações da categoria que chegam ao sindicato são unânimes no sentido de decretarmos a greve. Caso não ocorram avanços, este será o caminho inevitável", disse o presidente.

A expectativa da comissão do Sindpd é que os empresários reconsiderem o posicionamento adotado nas últimas rodadas e ofereça condições plausíveis para iniciar o processo de negociação. "Embora tenha apresentado crescimento um pouco menor, o segmento foi um dos poucos setores econômicos que continuam avançando. O que estamos pedindo é correção monetária, para assegurar a dignidade do salário da categoria", ressaltou Neto.

A quarta rodada de negociação está marcada para o dia 29 de janeiro.

1 COMENTÁRIO

  1. Engraçado que em nenhuma notícia nós vemos o Antonio Neto, presidente do Sindpd, reclamar da alta carga tributária que o patronato paga ao governo. Sempre a culpa é do empresário mau, e o governo é sempre o bonzinho da história. Sou favorável a uma paralisação geral de TI para que o governo faça uma reforma tributária. As empresas não podem mais pagar 100% da CLT para o governo. O funcionário não pode continuar custando o dobro para as empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.