Bovespa faz downsizing e muda toda infra-estrutura de TI

1

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) anunciou nesta terça-feira (21/02) o desligamento de seu mainframe e a passagem total de toda a sua infra-estrutura de TI ? e também da Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia ?para plataforma baixa (Intel, Microsoft e HP) ainda neste ano.

A expectativa da Bovespa com o projeto, que vem sendo implantado desde 2003, é obter, entre outros benefícios, redução de custos de manutenção, retorno de investimento e uma maior flexibilidade de adaptação ao aumento de volume de transações no mercado de capitais, que atravessa fase de expansão.

De acordo com o diretor de informática da Bovespa, diz Luiz Gonzaga Simões, a plataforma HP, Intel e Microsoft também apresenta maior estabilidade no desempenho de aplicações de missão crítica. ?Nos últimos anos, crescemos praticamente 50% ao ano e espera-se que a quantidade de negócios seja cada vez maior?, diz. ?A nova plataforma permite crescer horizontal e verticalmente, de forma rápida e flexível e vai ajudar a Bovespa e a CBLC a acompanhar a evolução do mercado.?

Para a migração foi alterada toda a forma de trabalho da área de sistemas, desde a fase de solicitação, de desenvolvimento, testes e documentação até o controle da produção. O processo contemplou, também, a realização de 350 treinamentos da Microsoft só para a área de desenvolvimento. Para o usuário final, as corretoras, não houve mudanças significativas. O maior impacto foi na interface, que se tornou mais amigável, facilitando a navegação.

Todo esse trabalho tem permitido que a área de tecnologia da Bovespa absorva o crescimento do mercado de capitais sem sobressaltos: em 2002, a Bolsa negociava uma média de R$ 558 milhões em 28 mil negócios por dia. Em 2006, até 17 de fevereiro, o volume diário chega a R$ 2,4 bilhões em 84 mil negócios.

A implantação do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) na plataforma HP, Intel e Microsoft, em abril de 2002, levou a Bovespa a decidir pela migração de todas as suas aplicações de negócio que se utilizavam de mainframe para o novo ambiente de TI.

O projeto teve início em 2003, com o desenvolvimento de todos os sistemas com arquitetura apropriada para tirar proveito da nova plataforma. O processo envolveu ainda os sistemas operacionais Microsoft Windows Server nas versões 2003 e 2000 e o banco de dados Microsoft SQL Server 2000. Recentemente, a Bovespa também deu início ao processo de migração para o SQL Server 2005. As principais aplicações de negócio foram desenvolvidas em visual Basic 6.0 em desenvolvimento de três camadas, mas a Bovespa também já utiliza a tecnologia .NET para conceber novos produtos e serviços.

A migração das aplicações começou em 2004 e foi dividida em duas grandes etapas, sendo que maior parte dos sistemas foi migrada em 2005. A meta é completar todo o processo da parte on-line e finalizar a parte batch ainda neste ano ? e, assim, desligar o mainframe.

Sem divulgar o valor investido no projeto, a Bovespa diz que foram adquiridos quatro servidores HP e um storage de 7,7 terabytes. Além dos servidores, a Bolsa também contratou o serviço de suporte a sistemas críticos da fabricante. Cerca de dez profissionais da empresa ? entre executivos, consultores e técnicos ? participaram do projeto.

Por se tratar de um ambiente de negócios, liquidação, custódia e controle de risco, que não admite interrupções, a Bovespa conta com um completo sistema de contingência, que dispõe de equipamentos, processos e pessoas em endereço alternativo e com replicação de dados em tempo real.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.