Serpro estreia no agronegócio com solução de IoT

0

O Serpro e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) assinaram acordo de cooperação técnica, para a implementação de um sistema que utiliza as Tecnologias de Internet das Coisas (IoT) para o uso racional da água pelos pequenos e médios agricultores.

O sistema permitirá ao produtor avaliar a necessidade de água para cada tipo de cultura e de temperatura e, ainda, controlar a irrigação a partir do celular. Para isso, a plantação deve ser dotada de um sistema de sensores e com conexão à internet.

O Serpro está investindo na criação da sua plataforma de Internet das Coisas e o foco do acordo é o desenvolvimento de uma solução envolvendo irrigação automatizada com a possibilidade do gerenciamento via mobile pelo pequeno e médio agricultor, precisamente produtores familiares.

Para o diretor de Operações do Serpro, Antonino Santos Guerra, a empresa faz sua estreia no setor rural. "Esse acordo é muito importante porque nos coloca também no ramo do agronegócio, junto com mais de 2.600 sistemas tecnológicos em uso no governo. Somos a maior empresa de TI do mundo e ainda não estávamos nesse setor", afirmou.

"Esse sistema vai permitir aos produtores rurais economia de água e aumento de produtividade pelo melhor manejo de irrigação", disse a presidente da Emater – DF, Denise Fonseca. "O DF passou, recentemente, por uma crise hídrica e nós sabemos o quanto é importante ter um controle de irrigação e o quanto é importante levar tecnologia ao campo", acrescentou.

Tecnologia

A plataforma IoT utiliza tecnologias escaláveis, o que quer dizer que pode ser ampliada para atender a várias pessoas ao mesmo tempo, e destina-se, nesse caso, a aumentar a rentabilidade do agricultor rural ao mesmo tempo que economiza recursos, como água e eletricidade, que tanto impactam na produção e no meio ambiente.

O primeiro módulo do sistema será entregue em outubro e a mesma plataforma poderá ser utilizada em diversos setores, como smart-cities, segurança pública e saúde. Com essa flexibilidade, os custos são reduzidos e a plataforma potencializada. O acordo entre as empresas foi assinado na última sexta-feira, 17, durante a exposição AgroBrasília 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.