Governo quer unificar compras públicas

0

Com o objetivo de integrar as unidades de compras públicas nos três poderes e nas esferas federal, estadual e municipal, foi lançada a Rede Nacional de Compras Públicas (RNCP). A iniciativa governamental foi anunciada no III Fórum Nacional das Transferências Voluntárias, realizado pelo Ministério do Planejamento, em Brasília, e que se encerrou nesta quinta-feira, 21.

O secretário-executivo do Planejamento, Gleisson Rubin (foto), destacou o caráter colaborativo da RNPC, uma ferramenta que pode ser acessada em site próprio e que possibilitará, principalmente, o compartilhamento de informações e a capacitação dos agentes públicos que atuam na área.

"A ideia é que a Rede possa agregar os agentes que lidam no dia a dia com licitações e compras públicas, uniformizando procedimentos, definindo estratégias de capacitação e constituindo espaços onde a informação possa estar à disposição de todos", afirmou Rubin.

No fórum, foram realizados debates sobre a melhor aplicabilidade dos recursos da União em prol de melhores e efetivos resultados para os estados e municípios. O diretor de Desenvolvimento do Serpro, Antonio Luiz Fuschino, participou da abertura, direcionada aos órgãos que integram a rede do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv).

As transferências voluntárias dos recursos da União se dão por meio de convênios, contratos de repasse, termos de parceria, termos de colaboração e de fomento. Hoje, a Rede Siconv tem registrado 79 Termos de Cooperação Técnica, assinados com 20 estados, 26 associações municipalistas e 25 órgãos de controle. De acordo com o Ministério do Planejamento, atualmente, mais de meio milhão de propostas estão cadastradas no sistema e mais de R$ 80 bilhões foram repassados pelo governo federal nos últimos anos.

Segundo a diretora do Departamento de Transferências Voluntárias, da Secretaria de Gestão do MP, Débora Arôxa, a Rede Siconv chegou a 22 parceiros no final de 2015 e alcançou 79 em 2018. A meta, agora, é chegar a 100 parceiros. Em sua apresentação, a diretora fez elogios à equipe de desenvolvimento do Serpro, quanto à agilidade na entrega dos módulos do sistema de convênios, destacando que cada entrega ocorre em 15 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.