Crowd Vale da Eletrônica, de Santa Rita de Sapucaí, anuncia 2ª turma de startups selecionadas

0

Telefónica Open Future, Ericsson e Inatel anunciam nesta sexta-feira, 21, os 16 projetos aprovados para integrar a segunda turma do Crowd Vale da Eletrônica, que funciona no campus do Instituto em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais. A primeira edição do programa, realizada em 2016, apoiou 18 projetos.

Os escolhidos atuam em diversos segmentos como Recursos Humanos, Saúde, Segurança, Educação, Logística, Agtech e Fintech, Cultura e Lazer e Varejo, oferecendo serviços como consultoria, hardwares, softwares, plataformas e soluções em nuvem.

A seleção foi feita por representantes da Telefónica, da Ericsson e do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel. "Nossa proposta é apoiar projetos iniciais em regiões com forte potencial como Santa Rita do Sapucaí. Buscamos incentivar jovens a criarem suas próprias startups e ajudar a desenvolvê-las com o intuito de investir naquelas que se destacarem e fizerem sentido para nossa tese ", disse Renato Valente, country manager do Telefónica Open Future.

Os empreendedores selecionados iniciarão os trabalhos na próxima semana no espaço compartilhado criado especialmente para as equipes. Além de toda a estrutura da Incubadora e do Laboratório de Criatividade, Ideação e Inovação do Inatel, as equipes vão receber suporte técnico, capacitações e mentorias dos profissionais, executivos e parceiros envolvidos no programa, além da oportunidade de receber apoio de futuros investidores e aceleradoras para desenvolver ainda mais o negócio – caso da Wayra, que também integra as iniciativas do Open Future.

Eduardo Ricotta, presidente da Ericsson no Brasil, destaca a importância da inovação: "A capacidade de desenvolver uma ideia do ponto em que ela nasce até o momento em que se torna uma oferta comercial próspera, é vital para empresas de tecnologia se manterem competitivas no mercado. Trabalhar ao lado de startups parceiras da nossa indústria TIC para direcionar os desafios reais da indústria, vai de encontro com a nossa filosofia de participar de projetos simples e inovadores, porém eficazes em criar soluções das quais o mundo realmente precisa".

A segunda edição do Crowd Vale da Eletrônica traz novidades nas dinâmicas junto às startups. O programa será dividido em três ciclos de 14 semanas. Ao final de cada ciclo, as empresas participam de pitches e a continuidade do projeto no Crowd será definida pelo comitê de aceleração. Só passam para a próxima etapa os projetos que atingirem as metas propostas, que envolvem prototipagem, modelagem de negócios e entrada no mercado. "Para essa edição, fizemos alterações no programa com o objetivo de selecionar projetos mais orientados para o mercado e também  oferecer uma consultoria customizada para cada um deles", explica o coordenador do Crowd no Inatel, Rogério Abranches.

Os projetos selecionados para a Turma 2 são:

30 to Show: Plataforma para recrutamento e seleção digital de pessoas utilizando vídeo e inteligência artificial.

Botcare: Solução para que os familiares, enfermeiros e cuidadores consigam monitorar o idoso por meio de dispositivos em tempo real e em qualquer lugar.

Contabilizato: Escritório virtual que presta serviços de  contabilidade para outros contadores, eliminando o espaço físico e agilizando processos.

Gateway Drug: Dispositivo identificador de substâncias psicoativas através de saliva. A solução pode ajudar empresas a aumentar a segurança no ambiente de trabalho.

Immobile Mobile: Solução de moradia utilizando contêineres e tecnologias de IoT, inteligência artificial, mobilidade e sustentabilidade para transformar a forma como as pessoas vivem.

Lab Remoto: Solução de laboratórios físicos na nuvem, permitindo a realização de cursos EaD em engenharia e outras práticas.

Localize: Solução de monitoramento e logística utilizando celulares com aplicativos para monitoramento de pessoas, dispositivos, cargas e pet.

Manas: Plataforma que atende mulheres vítimas de violência via vídeo conferência, oferecendo segurança, atendimento humanizado com advogados e psicólogos especializados.

Neurobrinq: Solução de estímulo infantil por meio de tecnologia baseada em IoT, para diversos tipos de tratamentos e terapias em crianças até 12 anos que apresentam transtorno do espectro autista.

Prima Café: Solução para análise automatizada do café na colheita, permitindo verificar a qualidade dos grãos e as variações de acordo com a geolocalização.

Safe Agro: Solução de mapeamento de plantações utilizando drones para obtenção de  imagens  que  serão  analisadas  por  um agrônomo.

Sancout: Solução de rastreamento de medicamentos, por meio de tecnologia de captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados, em toda cadeia de produtos farmacêuticos.

Smart Brace: Soluções eficientes e completas para eventos, que utiliza pulseiras RFID para controle de acesso e consumação, relatórios e interação digital.

Track Chain: Solução para verificar a autenticidade de produtos e mercadorias utilizando a tecnologia de blockchain, que ajudará a garantir a procedência dos produtos.

Ultra Track: Agilidade no rastreamento por meio de tags compactas, com baterias de grande autonomia, monitoradas por um software e app customizados ao cliente.

Warranty: Por meio de tecnologias Java, Primefaces e Hibernate, a solução integra lojas de pequeno e médio porte, possibilitando que comercializem garantia estendida de seus produtos para os consumidores finais.

Até o momento são seis os Crowds implantados pelo Open Future no país. O primeiro foi o Crowd Vale da Eletrônica, lançado no início de 2016. Em maio do mesmo ano, foi anunciada a criação do Crowd Londrina, em parceria com a UEL – Universidade Estadual de Londrina e o Sebrae Paraná.

Em São Paulo, a parceria com o Senac Santo Amaro deu origem ao Crowd Senac e, em Curitiba, foi anunciado em dezembro o Crowd Hotmilk PUCPR. Mais recentemente, em fevereiro, foi criado o Crowd Rio, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, e, em março foi realizado o lançamento do Crowd Facens Sorocaba, juntamente ao Centro de Empreendedorismo da Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.