Vendas de notebooks se recuperaram após sete trimestres consecutivos de queda

0

Atravessando um dos períodos de maior retração dos últimos anos, as vendas de notebooks voltaram a crescer no segundo trimestre deste ano. É o que mostram os dados preliminares de uma pesquisa da NPD DisplaySearch, divulgada nesta quinta-feira, 21, depois de sete trimestres consecutivos de declínio nas remessas mundiais.

De acordo com o levantamento, entre abril e junho foram embarcadas 45,1 milhões de unidades, o que representa um aumento de 1% na comparação com o mesmo período do ano passado. Depois de um declínio de 20% em 2013, as cinco principais marcas de notebooks cresceram, no conjunto, 16% no segundo trimestre em relação a igual período do ano passado.

Com fortes vendas na Europa, China e América Latina, a fabricante chinesa Lenovo superou a HP na liderança do mercado, com uma participação de 18% no total de embarques. A Asus aparece na terceira posição, no lugar da Dell, impulsinada principalmente pelo aumento das remessas para Europa, China e Ásia (veja tabela abaixo).

NotebookTopFive

Em contrapartida, os embarques de tablets mantiveram a tendência de queda verificada no trimestre anterior, registrando recuo de 12%, ano sobre ano, no número de embarques das cinco principais marcas.

"A América do Norte e a Europa Ocidental têm melhorado e registraram um crescimento positivo de dois dígitos, em decorrência da combinação dos ciclos de substituição de PCs entre os consumidores e a migração do Windows XP, após o anúncio da Microsoft, em abril, que deixará de prestar suporte ao sistema operacional", disse Hisakazu Torii, vice-presidente de pesquisas de aplicações inteligentes da NPD DisplaySearch. "O mercado de notebooks também se beneficiou do lançamento de Chromebooks [notebooks com o sistema Chrome OS, do Google] e outros notebooks de baixo preço."

Apesar dos números positivos, analistas dizem que ainda não é possível saber se a recuperação das vendas é consistente e quanto tempo vai durar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.