TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Entidades apresentam propostas de políticas de transformação digital aos presidenciáveis

Postado em: 21/08/2018, às 00:40 por Redação

A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software, com apoio das principais associações representativas do setor, realizou nessa segunda-feira, 20, o Seminário Brasil 2022 – "O Futuro na Economia Digital", onde apresentaram a 4 candidatos presidenciáveis suas propostas através de um documento batizado de Independência Digital Brasil 2022 – Uma contribuição do setor de Software & Tecnologia para a Transformação Digital do Brasil.  Estiveram presentes José Maria Eymael (DC), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo) e Kátia Abreu (PDT).

As entidades signatárias do documento entendem as Eleições de 2018 como um ponto crucial da história do Brasil, em um momento-chave para inserir o país na Revolução Digital que vem ocorrendo mundialmente, aproveitando as oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias para gerar crescimento econômico e inclusão social com políticas públicas de longo prazo. As propostas levam em conta a realidade setorial, além das ações que já estão em andamento local e internacionalmente, para então definir medidas voltadas a alavancar o crescimento do país com ampla contribuição do setor de TI.

As propostas estão centradas em programas de educação, incluindo competências tecnológicas nos processos de aprendizagem nos currículos, preparando os jovens também do ponto de vista de inteligência emocional e conhecimento de administração, contabilidade, etc., para os mesmos possam sair da escola e empreender criando uma startup ou ter melhor empregabilidade.

Também pedem a regulamentação da lei de software (Lei 9609/98) para diminuir a insegurança jurídica do setor; propõe ainda normas específicas para contratação nas modalidades de terceirização, trabalho intermitente e teletrabalho; fomento a inovação para atrair startups, criando hubs com instituições internacionais e ao mesmo tempo atrair investimentos internacionais com a criação de tax free zone; fortalecer o setor de software e serviços visando a real internacionalização do setor.

Candidatos

Henrique Meirelles disse que, se eleito, pretende criar um gabinete digital ligado diretamente à presidência da república, pois acredita no uso da tecnologia no projeto administração pública. Também disse que pretende incentivar a formação cursos profissionalizantes pois "temos 11 milhões de jovens até 29 anos desempregados".

Também disse que pretende incentivar startups, mas que antes elas têm que contar com estabilidade econômica para ser viabilizarem. Em resumo, falou que o país tem de crescer num bom ambiente macroeconômico; o governo ser menos intervencionista. E que o mercado tem de ter maior produtividade.

A senadora Katia Abreu defendeu iniciativas como polos tecnológicos e redução de impostos para o ecossistema de startups. João Amoêdo, por sua vez, procurou defender suas bandeiras de liberdade econômica e desregulação do mercado, com a ampliação da transformação digital na sociedade e o desenvolvimento de um governo digital no País. O ex-deputado Eymael defendeu que o próximo presidente deve ter planejamento e ser obcecado pelo desenvolvimento, medindo usando indicadores para medir seus resultados.  Outros candidatos também foram convidados pela entidade, mas não compareceram por outros compromissos em suas agendas.

Assinaram o documento entregue aso candidatos as associações: ACATE – Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia; ASSESPRO – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação; BRASSCOM – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação; FENAINFO – Federação Nacional das Empresas de Informática, e SOFTEX – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro.

Antes do evento, a Abes também distribuiu a integra do estudo do mercado brasileiro de software 2018 – Panorama e Tendências.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial