O que é uma cidade inteligente?

0

Definir o que é uma cidade inteligente não é uma tarefa fácil. Há muitas definições disponíveis, e mesmo depois de muitos anos da primeira menção de Smart City na literatura, ainda falta uma definição formal. A "cidade inteligente" é um conceito complexo e heterogêneo que envolve o uso da inovação baseada em TICs para melhorar a qualidade de vida no espaço urbano. Alcançar a cidade inteligente é um processo em vez de uma solução técnica específica, e é verdadeiramente "uma nova forma de governar".

Sendo um conceito tão fluido, a definição de uma cidade inteligente tem sido objeto de muitas obras acadêmicas. Em um artigo recente apresentado no ICEGOV/2019 em Melbourne, Austrália, denominado "uma taxonomia de iniciativas de cidades inteligentes", os autores coletaram treze definições diferentes na literatura especializada.[1]

Uma simples análise estatística do texto de tais definições indica os elementos-chave que são necessários para uma cidade inteligente. Considerando o conceito heterogêneo, consolidamos algumas das definições existentes, considerando alguns elementos-chave que precisam estar presentes em uma cidade inteligente. Uma nuvem de palavras de tal análise é apresentada na figura abaixo.

Como podemos ver, os temas relacionados à tecnologia, bem como os relacionados à qualidade de vida para os cidadãos e o ambiente urbano, destacam-se da imagem.

Com base nesses elementos e entendendo que uma cidade inteligente é uma entidade complexa, o quadro abaixo sumariza os principais objetivos que são esperados para termos uma cidade inteligente.

Muitas das questões relacionadas com o desenvolvimento da cidade inteligente são semelhantes às de uma implementação de um eGOV (governo eletrônico). Em uma fase inicial, ambos desenvolvem sistemas semelhantes em paralelo — principalmente informações e serviços on-line. Por exemplo, a nível nacional, as pessoas podem solicitar benefícios sociais online e fazer as suas declarações de imposto de renda também online.  Nas cidades, as pessoas podem solicitar online, um alvará de construção ou abrir um negócio.

Historicamente, quando os governos começaram a oferecer e-serviços aos seus cidadãos, descobrimos que a tecnologia também poderia ser usada em um sentido mais amplo, não só para fornecer melhores serviços de cidadania, mas também para melhorar a qualidade de vida dos habitantes da cidade e promover o desenvolvimento socioeconômico. Ao invés de limitar essas iniciativas a automatização dos fluxos de trabalho do governo e reduzir a burocracia, acadêmicos, engenheiros, decisores políticos e outras partes interessadas, viram ai a oportunidade de criar um novo modelo para operar e gerenciar uma cidade, com base nas promessas de novas tecnologias de TI, tais como IoT (Internet das coisas), redes de telecomunicações avançadas e as capacidade de processamento e armazenamento de dados na nuvem.

A cidade inteligente diverge do e-Gov em grande parte devido às necessidades geradas pelas atividades diárias das populações concentradas em áreas urbanas — O primeiro emprego, ruas iluminadas, água encanada e outros serviços públicos. Estas necessidades também incluem serviços de controle de tráfego, controle de qualidade do ar e saúde, gestão de resíduos, entre tantos outros.

Atualmente, as Smart Cities e o e-Gov podem ser vistos como conceitos entrelaçado. Eles compartilham muitos objetivos e tecnologias, enquanto ao mesmo tempo, eles podem ter suas áreas de atuação exclusivas. Um objetivo comum é reduzir os custos e o consumo de recursos, permitindo ao governo engajar-se de forma mais ativa com seus cidadãos. Por outro lado, automatizar de forma inteligente algumas funções da cidade, pode não ser parte dos deveres do governo, mas essa automação torna a cidade mais inteligente.

Uma vez que são empreendimento semelhantes, as cidades inteligentes e o governo eletrônico sofrem o mesmo tipo de desafios de implementação. A evolução da cidade inteligente em diferentes níveis de maturidade é comparável aos níveis do e-Gov. Portanto, as lições aprendidas na implantação de e-Gov podem também serem aplicadas nas inciativas de implantação uma Smart City.

Por isso, uma cidade inteligente não é apenas um alvo ou uma série de artefatos a serem construídos. É um processo complexo que requer visão de longo prazo, comprometimento e vontade política dos líderes da comunidade e dos demais atores envolvidos nos serviços que uma cidade requer.

Mas, provavelmente, o fato mais importante sobre uma implementação da Smart City é que o processo requer uma nova forma de governar. Sem essa transformação na estrutura governamental, e na mentalidade  dos principais atores envolvidos, projetos de Smart City tendem a se tornar apenas mais um modismo político tecnológico, do que uma efetiva contribuição ao desenvolvimento sócio econômico de uma cidade.

Lorenzo Madrid, presidente do Smart City Business Institute – USA.

* Colaborou para este artigo a Sra. Linda Bower.

[1] Charalampos Alexopoulos da Universidade do Egeu, Yannis Charalabidis da Universidade Técnica Nacional de Atenas, Gabriela Viale Pereira da Universidade de Danúbio Krems, e Lorenzo Madrid do Smart City Business Institute, "uma taxonomia de Iniciativas de cidades inteligentes, "ICEGOV, Sydney, Austrália, 20-22 de fevereiro de 2019. https://dl.acm.org/citation.cfm?id=3326402

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.