Havaianas implanta projeto de gestão de suprimentos

0

A Havaianas, marca de sandálias da São Paulo Alpargatas, uma dos maiores fabricantes de calçados do Brasil, implantou em 2005 um novo projeto de gestão de estoques e cadeia de suprimentos junto a seus distribuidores. Em pouco mais de seis meses, a marca já obteve resultado com o crescimento nas vendas.

O projeto conumiu investimentos de aproximadamente R$ 400 mil e deve integrar dezenas de pontos de distribuição da empresa. ?Mantivemos o nível de estoque, vendemos melhor e nos aproximamos ainda mais dos distribuidores?, explica Ricardo Ammirabile Vianna, gerente comercial da Havaianas.

Hoje, três distribuidores da empresa já estão participando do piloto, mas o projeto deve ser expandido para 26 outras contas, que juntas respondem por 20% dos negócios da marca. A Havaianas estima vender em 2005 aproximadamente 140 milhões de pares de sandálias no Brasil, o que, se confirmado, representará 16% a mais do que o registrado no ano passado. Levando em consideração o mercado exterior, o total de vendas deve chegar a 160 milhões de pares neste ano.

O objetivo principal do projeto, chamado Comércio Colaborativo, foi implementar uma solução que facilitasse ao máximo os processos de reposição de produtos com os distribuidores de Havaianas, elevando o nível de serviço e otimizando os estoques na cadeia de suprimentos. ?Queremos estreitar o relacionamento com os distribuidores através de parcerias estratégicas. Isso nos trará mais agilidade nas reposições com melhor nível de serviço e controle da operação?, explica Vianna.

Para o executivo, o projeto marca um novo momento no gerenciamento dos negócios com o canal de distribuição. ?Destaco, também, a capacitação diferenciada em relação à concorrência. As negociações de condições comerciais, preço e prazo deixam de ser os principais focos da relação e podemos investir na gestão eficaz das informações para melhoria dos resultados de todos os envolvidos?.

O conceito utilizado é o VMI (vendor managed inventory), em que a gestão dos estoques dos produtos Havaianas é realizada com base em informações compartilhadas pelos próprios distribuidores. Para implementar o processo, a empresa contratou os serviços de consultoria e treinamento da XPLAN Business Solutions, que também forneceu a solução de VMI, que possibilita a realização da gestão com os distribuidores conectados ao projeto. ?Nesse processo, troca-se a incerteza de demanda, em um dos elos da cadeia de suprimentos, por informação. Com ela, é possível realizar uma melhor gestão de todos os processos envolvidos na reposição de produtos, aumentando a eficiência da operação e reduzindo os custos operacionais?, afirma Paulo Viola, gerente de projetos da XPLAN.

Hoje, com o apoio dos distribuidores integrados no projeto, o novo processo de recomendação de pedidos já está implementado. A equipe comercial pode analisar, a qualquer momento, uma recomendação mais precisa, com base nas informações originadas dos próprios distribuidores. ?Com o monitoramento de processo da ferramenta utilizada é possível realizar o acompanhamento de desempenho de todo o processo, monitorando datas de entrega e quantidades em estoque, mostrando a hora certa para tomar ações de planejamento conjunto. Isto vai gerar mais vendas e otimizar estoques, melhorando o fluxo de caixa?, afirma Viola.

Segundo o gerente comercial da Havaianas, o projeto Comércio Colaborativo tornará o trabalho junto aos distribuidores mais estratégico, sendo a avaliação de performance dos produtos e rentabilidade para ambos, algumas das principais ações para o planejamento conjunto. ?Em médio prazo teremos como definir o portfólio de produtos ideal para cada região. Vamos fortalecer nossa relação de confiança, aumentar as vendas e teremos mais retorno sobre o capital empregado?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.