A Havaianas, marca de sandálias da São Paulo Alpargatas, uma dos maiores fabricantes de calçados do Brasil, implantou em 2005 um novo projeto de gestão de estoques e cadeia de suprimentos junto a seus distribuidores. Em pouco mais de seis meses, a marca já obteve resultado com o crescimento nas vendas.
O projeto conumiu investimentos de aproximadamente R$ 400 mil e deve integrar dezenas de pontos de distribuição da empresa. ?Mantivemos o nível de estoque, vendemos melhor e nos aproximamos ainda mais dos distribuidores?, explica Ricardo Ammirabile Vianna, gerente comercial da Havaianas.
Hoje, três distribuidores da empresa já estão participando do piloto, mas o projeto deve ser expandido para 26 outras contas, que juntas respondem por 20% dos negócios da marca. A Havaianas estima vender em 2005 aproximadamente 140 milhões de pares de sandálias no Brasil, o que, se confirmado, representará 16% a mais do que o registrado no ano passado. Levando em consideração o mercado exterior, o total de vendas deve chegar a 160 milhões de pares neste ano.
O objetivo principal do projeto, chamado Comércio Colaborativo, foi implementar uma solução que facilitasse ao máximo os processos de reposição de produtos com os distribuidores de Havaianas, elevando o nível de serviço e otimizando os estoques na cadeia de suprimentos. ?Queremos estreitar o relacionamento com os distribuidores através de parcerias estratégicas. Isso nos trará mais agilidade nas reposições com melhor nível de serviço e controle da operação?, explica Vianna.
Para o executivo, o projeto marca um novo momento no gerenciamento dos negócios com o canal de distribuição. ?Destaco, também, a capacitação diferenciada em relação à concorrência. As negociações de condições comerciais, preço e prazo deixam de ser os principais focos da relação e podemos investir na gestão eficaz das informações para melhoria dos resultados de todos os envolvidos?.
O conceito utilizado é o VMI (vendor managed inventory), em que a gestão dos estoques dos produtos Havaianas é realizada com base em informações compartilhadas pelos próprios distribuidores. Para implementar o processo, a empresa contratou os serviços de consultoria e treinamento da XPLAN Business Solutions, que também forneceu a solução de VMI, que possibilita a realização da gestão com os distribuidores conectados ao projeto. ?Nesse processo, troca-se a incerteza de demanda, em um dos elos da cadeia de suprimentos, por informação. Com ela, é possível realizar uma melhor gestão de todos os processos envolvidos na reposição de produtos, aumentando a eficiência da operação e reduzindo os custos operacionais?, afirma Paulo Viola, gerente de projetos da XPLAN.
Hoje, com o apoio dos distribuidores integrados no projeto, o novo processo de recomendação de pedidos já está implementado. A equipe comercial pode analisar, a qualquer momento, uma recomendação mais precisa, com base nas informações originadas dos próprios distribuidores. ?Com o monitoramento de processo da ferramenta utilizada é possível realizar o acompanhamento de desempenho de todo o processo, monitorando datas de entrega e quantidades em estoque, mostrando a hora certa para tomar ações de planejamento conjunto. Isto vai gerar mais vendas e otimizar estoques, melhorando o fluxo de caixa?, afirma Viola.
Segundo o gerente comercial da Havaianas, o projeto Comércio Colaborativo tornará o trabalho junto aos distribuidores mais estratégico, sendo a avaliação de performance dos produtos e rentabilidade para ambos, algumas das principais ações para o planejamento conjunto. ?Em médio prazo teremos como definir o portfólio de produtos ideal para cada região. Vamos fortalecer nossa relação de confiança, aumentar as vendas e teremos mais retorno sobre o capital empregado?.