Unimed Florianópolis agiliza processos com Business Discovery

0

Para garantir que todas as áreas tenham acesso às informações importantes para o negócio, a Unimed Florianópolis adotou o QlikView, uma plataforma de Business Discovery.

Em 2007, a empresa substituiu o sistema de gestão de planos de saúde e teve dificuldade de extrair informações da nova ferramenta. Para sanar o problema, a solução encontrada foi o QlikView, que permite uma rápida análise de dados com gráficos precisos que mostram as necessidades e processos da empresa.

Com ajuda da Toccato, distribuidora do QlikView na América Latina, a Unimed Florianópolis conseguiu diminuir o tempo de construção de cenários, disseminar informações importantes entre os funcionários, facilitar a análise de distorções e médias, centralizar os principais indicadores, simular impactos de contratos, padronizar conceitos e higienizar seus dados. Com a plataforma de Business Discovery, a empresa obtém as informações necessárias em tempo hábil, o que ajuda na tomada de decisões e simulações.

A implementação nos projetos-chaves da Unimed Florianópolis busca a otimização dos negócios, com uma postura de trabalho voltada à gestão da informação de forma íntegra e confiável, sendo possível criar estratégias que atendam melhor os gestores. A solução permite a análise de diversas informações, como a rentabilidade dos produtos, perfil da massa de clientes, formas de utilizações e negociações com a rede fornecedora dos serviços.

Assim, com a ferramenta, agora é possível ter uma base para negociação com os hospitais, análise no comportamento do contratante e identificação de distorções da produção médica.

Outro benefício percebido pela empresa foi a mudança de cultura nos processos gerenciais, pois os gestores passaram a entender e ter claro o funcionamento e necessidade da área, além de compreender o próprio objetivo de Business Intelligence. Na área de auditoria, por exemplo, houve uma diminuição de dois dias na construção de indicadores.
Para Jean Carlos Raduenz, Supervisor de Informações Gerenciais da Unimed Florianópolis, o projeto foi tão eficaz que deve ser expandido. “Não acreditamos que terá um momento de finalização. Com o mercado dinâmico e cenário cada vez mais rápido, o Business Intelligence passa a ser a ferramenta mais dinâmica para projetar e calcular indicadores”, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.