Apenas 32% dos líderes de TI fazem auditorias de proteção a aplicativos de aparelhos móveis

0

Apesar de 82% dos líderes de TI no mundo dizerem que os funcionários de suas organizações estão usando dispositivos pessoais e aplicativos para trabalhar, apenas 32% realizaram auditorias de segurança para aplicações usadas por aparelhos móveis. Os dados são do Relatório de Segurança em Enterprise Mobility elaborado pela Dimension Data, especializada em serviços e soluções de planejamento, suporte e gerenciamento de infraestrutura de TI. A pesquisa contou com 1.622 profissionais de TI e de segurança de empresas em 22 países em toda a Ásia, Europa, Oriente Médio, África e Américas.

Os resultados sugerem que os líderes de TI estão se desdobrando para resolver problemas de segurança decorrentes do apoio feito ao conceito BYOD (traga seu próprio dispositivo, na sigla em inglês) e à mobilidade empresarial, em meio a uma explosão de dispositivos pessoais e aplicativos que acessam a rede. Além disso, 90% dos participantes da pesquisa disseram não ter a capacidade necessária para impedir seus colaboradores de utilizarem dispositivos pessoais para acessar os sistemas da empresa por conta própria – mesmo que quisessem.

"Quando as empresas estão cientes dos dispositivos móveis que estão em suas redes, bem como dos aplicativos que podem ser acessados através destes dispositivos, elas serão capazes de não só identificar dispositivos não autorizados, mas também de controlar novas aplicações que entram em sua empresa", explica Matthew Gyde, gerente geral da Dimension Data para Soluções em Segurança.

O relatório ainda revela que apenas 27% dos executivos de TI possuem políticas de uso de rede bem definidas e em vigor referente à mobilidade. Cerca de 23% deles confirmou que sua organização permite que os funcionários baixem aplicações não corporativas para aumentar a produtividade, enquanto 29% das organizações pesquisadas afirma que não funcionários e convidados são capazes de obter acesso limitado à rede da sua empresa a partir de dispositivos móveis pessoais.

No entanto, embora os departamentos de TI sejam capazes de exercer controle para proteger seus dados corporativos, enquanto gerenciam o acesso de dispositivos pessoais – por meio de auditorias de segurança, por exemplo – o levantamento revela que muitos não o fazem. Na verdade, mais de 71% dos entrevistados disse que seus líderes empresariais veem a utilização de aparelhos pessoais como potencialmente perigosa, cara e não crítica para os negócios.

"Os especialistas em segurança devem estar envolvidos no desenvolvimento da estratégia de mobilidade de uma organização – peça-chave na qual está a auditoria de aplicativos acessados por dispositivos móveis. Com políticas e medidas corretas, é possível apoiar o conceito BYOD e a mobilidade corporativa sem comprometer a segurança da empresa", finaliza Tim Boyd, especialista em Soluções de Segurança na Dimension Data.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.