Chatbot é o futuro da automatização do serviço ao cliente

0

As  conversas  entre empresas e clientes que acontecem por meios eletrônicos costumam ser recheadas de respostas engessadas, repetitivas, impessoais e, muitas vezes, de difícil interpretação. É aquela voz artificial que parece não compreender o que falamos.  Inúmeras vezes, tudo acaba em uma odisseia de menus labirínticos.

A indústria de software tem se dedicado a criar soluções para melhorar a performance no relacionamento entre as marcas e o consumidor. Um desenvolvimento que tem se destacado neste cenário é o chatbot,sistema computadorizado que simula o jeito humano nas conversações. É um jeito simples, direto de responder perguntas parecendo uma conversa entre pessoas e não entre máquina e pessoa. A boa notícia: o chatbot já uma realidade no mercado e uma solução promissora para o futuro do relacionamento com o cliente.

O chatbot está presente nas discussões sobre o desempenho e o vanguardismo das empresas, na comunicação interna das corporações, e sem dúvida, na eficácia no relacionamento com o consumidor final. Chatbot é um termo que entrou no vocabulário de muitas pessoas no Brasil e em diversos países.

Conhecidos também como "bots", os "chatbots" são uma interface de conversação automatizada – em inglês batizado de Conversational User Interface (CUI) – utilizado para qualquer tipo de serviço na internet.  As conversas ocorrem por texto – chats –  que fluem naturalmente por meio do uso de uma linguagem simples para se comunicar e botões para avançar no diálogo ou para mudar o assunto.

Muitos podem questionar que este serviço não é novidade. Isto porque alguns o confunde com os chats de atendimento que já existem em sites de diversas empresas ou nos documentos de perguntas e respostas disponíveis em páginas corporativas na internet.

Porém, os chatbots são uma inovação no que diz respeito à inteligência de respostas para transações comerciais, solicitações de reservas, demandas corriqueiras de usuários. Ainda, é um Serviço de Atendimento ao Consumidor e de interação 24 horas durante os 7 dias da semana, disponível em horários não comerciais. Ele opera em uma linguagem não robotizada no contato com o usuário, independente do motivo da comunicação, sejam nos alertas e direcionamentos de atividades em transações presentes em uma conversa, certificação de status de operações, entre outros.

Uma das perguntas frequentes que se faz é: "É correto dizer que essa era dos chatbots irá substituir o agente humano na interação com o cliente?" Não, absolutamente! Uma vez mais, a tecnologia chega para acrescentar como uma nova possibilidade e agrega habilidades à comunicação e acesso a conteúdos informativos para facilitar o autoatendimento. O objetivo  não é substitui-lo. Os chatbots podem direcionar o contato a agentes sempre que necessário: quando o cliente pedir, quando a lógica do autosserviço requer uma intervenção humana ou mesmo quando a solicitação do cliente não for entendida pelo sistema dos bots.

Um dos pilares que sustentam a inteligência dos bots para conversações eficientes é o uso do Processamento de Linguagem Natural (NLP), uma disciplina da inteligência artificial presente nas soluções tecnológicas, com foco na programação de um computador. Essa solução agregada aos bots permite a interpretação natural da língua e possibilita a ação, a execução de comandos, a conversação com o usuário ou mesmo a tradução palavras para outro idioma. O NPL permite uma identificação inteligente e interpretação da língua e a necessidade do usuário mesmo que a gramática do cliente não seja perfeita.

Você já interagiu com um chatbot? Já havia parado para pensar nas inteligências que estão em um "robô de conversação" que interage com o usuário naturalmente, oferece direcionamentos para a solução das solicitações, permitindo uma experiência de autoatendimento agradável e em grande parte das vezes, efetiva? O mercado está sempre inovando e as soluções de interações estão a cada dia com novas possibilidades. É importante que o mercado brasileiro acompanhe essa evolução e caminhe junto para oferecer soluções e serviços que já estão entrando no vocabulário do consumidor. O chatbot é mesmo o futuro das interações entre as marcas e o consumidor, seja incorporado em aplicativo de mensagem, como Messenger, We Chat, Skype, ou até mesmo o Whatsapp.

O uso do chatbot reduz custos com centrais de atendimento, contas telefônicas, sistemas de voz. Mas acima de tudo ele reduz o abismo no relacionamento entre as marcas e seu consumidor. Ele entende as perguntas e responde com eficácia e rapidez. É um jeito de se comunicar, automatizado, que mais se parece com o comportamento humano. Seja bem-vindo ao mundo do chatbot.

Laurent Delache, vice-presidente da Aspect para a América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.