CERTI lança projeto de blockchain para levar tecnologia a setores diferentes do sistema financeiro

0

Falar das aplicações práticas da tecnologia blockchain em diversos setores é a proposta do novo projeto da CERTI. O Blockchain Explorer irá ajudar as empresas a entenderem a capacidade de adaptação dessa tecnologia disruptiva, que pode ser aplicada a segmentos como segurança alimentar, propriedade intelectual e setor elétrico, além do financeiro, pelo qual se tornou conhecida.

Esse é o primeiro produto da CERTI considerado como "de prateleira" e que pode ser encontrado e contratado pela internet. Referência no desenvolvimento de projetos customizados envolvendo tecnologia e inovação, a instituição aposta agora em um produto acessível a empresas ou negócios de qualquer porte. Utilizando sua expertise em metodologia de análise para fazer tecnologia de ponta, a CERTI irá desenvolver um protótipo usando blockchain para o cliente, identificando e adequando a tecnologia às necessidades de cada um.

"A ideia é levar entendimento sobre blockchain por meio de workshops, desmistificando essa inovação e incentivando os tomadores de decisão a pensarem quais são as melhores soluções de blockchain para eles", explica o estrategista em blockchain da CERTI, José Lacerda. O projeto inclui dinâmicas de ideação, design thinking e análise comparativa de soluções, com o posterior desenvolvimento de um protótipo, que poderá ser contratado e desenvolvido em parceria com a CERTI, dando origem a um protótipo com demandas específicas de cada empresa.

A blockchain registra o envio e recebimento de informações, que são armazenadas em diferentes blocos criptografados, de maneira descentralizada, ou seja, sem depender de um sistema que valide tudo. Os blocos formam uma rede, daí o nome que em tradução literal significa "cadeia de blocos". A tecnologia permite que duas pessoas ou empresas façam negócios e transações com transparência, sem risco de erros ou fraudes. Na apresentação da versão demo, o cliente vai poder ver como funciona a blockchain naquela solução para aplicar no seu negócio e contratar a CERTI para desenvolver o projeto.

Um exemplo de aplicação da tecnologia de blockchain é a descentralização da troca entre produtores e consumidores de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como energia solar. A experiência está sendo realizada na Espanha e incentiva pessoas que possuem sistemas de energia solar em suas residências a venderem o excesso de energia para a rede de distribuição.

Utilizando blockchain, elas poderão revender o excedente para redes ainda maiores e ganhar créditos, já que a inovação pode ser usada para fazer a diferenciação entre a energia consumida na residência e a energia produzida pela mesma unidade. Outras possibilidades são rastreabilidade e certificação de ponta a ponta para cadeias de suprimentos e segurança alimentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.