Decreto do Plano Nacional de IoT está pronto e chega à Casa Civil na próxima semana

0

O decreto do Plano Nacional de Internet das Coisas já está pronto e aguarda assinatura do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes. Essa é a mais nova promessa da pasta para destravar a política pública, que já havia sido prometida ainda no governo Michel Temer, quando também chegou a ter minuta pronta. Segundo informou em participação no Painel Telebrasil 2019 nesta terça-feira, 21, o secretário executivo Julio Semeghini, desta vez o plano sai. "Já está pronto, revisado e atualizado com as estruturas que temos, esperando o ministro assinar", afirmou. "Acredito que na semana que vem [a minuta] já seja encaminhada para a Casa Civil para que a gente possa ter o OK do governo e trabalhar na publicação", declara

Segundo Semeghini, o documento dá continuidade e "reconhece" o trabalho feito no governo anterior com o BNDES e articulado com a sociedade. A minuta deverá definir a "polêmica" em relação à tarifação do Fistel sobre os dispositivos, deixando mais clara a questão para permitir que o governo avance na estratégia. Segundo apurou este noticiário, o documento deverá seguir o que já havia sido elaborado na gestão do ministro Gilberto Kassab no governo Michel Temer, com alguns ajustes justamente para lidar com a nova estrutura do governo. A abordagem com o Fistel é a mesma: implantar uma ótica de que não se trata de uma desoneração, uma vez que a IoT não arrecada atualmente em tributos, mas sim "deixar de onerar" um novo serviço a ser lançado.

O Plano Nacional de IoT ainda deverá trazer a preparação de outras três câmaras para tratar das verticais de ações previstas, além da já existente câmara de Indústria 4.0. "É importante que a gente instale as outras três, com Agricultura, Cidades Inteligentes e Saúde, para discutir não só a parte regulatória, mas discutir e estimular os projetos", afirma o secretário executivo do MCTIC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.