IBM mantém liderança no ranking de patentes pelo 22° ano consecutivo, segundo a IPO

0

A IBM manteve a liderança no ranking de patentes de 2014, registrando mais patentes nos EUA do que qualquer outra empresa pelo 22° ano consecutivo. A gigante da tecnologia registrou 7.481 patentes no ano passado, de acordo com dados da Intellectual Property Owners Association (IPO), associação que reúne empresas de vários setores e áreas de tecnologia que possuem ou estão interessados em obter direitos de propriedade intelectual. O número é cerca de 10% do que o registrado em 2013, quando a empresa catalogou 6.809 patentes.

Juntamente com a IBM, as quatro maiores empresas na lista Top 300 permaneceram na mesma posição no ranking em 2014: Samsung Electronics, com 4.936 patentes, Canon, com 4.172 patentes incritas, e Sony, com 3.214 patentes registradas (veja tabela abaixo). Trinta e nove empresas receberam mais de mil patentes no ano passado.

Para figurar na lista Top 300 de 2014, a IPO exigiu que a empresa tivesse pelo menos 104 patentes registradas pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês) no ano anterior. Em 2013, o número mínimo foi de 95 e em 2012, 88 patentes. O ranking da IPO é de patente única porque, em muitos casos, patentes concedidas a uma subsidiária são atribuídas à organização mãe. Mais de 7,5 mil empresas controladas participaram da lista de 2014.

O número de patentes concedidas é influenciado por vários fatores, incluindo o número de aplicações, que, geralmente, têm aumentado nos últimos anos. Mas, recentemente, o USPTO projetou um ligeiro declínio para este ano, pela primeira vez desde 2009. Isso pode afetar o número de patentes concedidas em anos futuros. O número de patentes concedidas também não indica necessariamente o valor da tecnologia de uma empresa, a eficácia de sua área de pesquisa e desenvolvimento (P&D), ou se ela será rentável.

TabelaPatentes_Tadeu30

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.