Samsung entra com ação judicial contra Huawei por suposta violação de patentes

0

Menos de dois meses depois de a Huawei ter aberto processos nos Estados Unidos e na China contra a Samsung, alegando que ela infringiu uma série de patentes de sua propriedade relacionadas a dispositivos móveis e tecnologia de comunicações celular, agora é a vez da fabricante sul-coreana de eletrônicos entrar com uma ação judicial contra a empresa chinesa. A alegação é que a Huawei infringir seis patentes de sua propriedade.

O processo, aberto na Corte de Propriedade Intelectual de Pequim, pede indenização de 161 milhões de yuans (o correspondente a US$ 24,1 milhões). A Samsung afirma que alguns modelos de smartphones da Huawei, incluindo Mate8 e sua linha de handsets Honor, voltada para o público jovem, infringiram suas patentes.

Na ação, a Samsung também solicita ao tribunal que a Huawei e a empresa Hengtongda Department Store, de Pequim, sejam proibidas de produzir e vender os dispositivos.

O processo movido em maio pela Huawei contra a Samsung nos EUA e na China foi o primeiro litígio importante de um rival chinês contra a Samsung, fabricante mundial número 1 de smartphones em volume de vendas.

Em um comunicado nesta sexta-feira, 22, a Samsung disse que tinha "fielmente negociado com outros detentores de patentes para o licenciamento justo da tecnologia". Neste caso, no entanto, a empresa acrescentou: "Apesar de nossos melhores esforços para resolver esta questão de forma amigável, infelizmente foi necessário tomar medidas legais para defender a nossa propriedade intelectual".

A Huawei disse ao The Wall Street Journal que ainda não havia recebido nenhuma queixa formal. "Vamos rever toda a documentação e nos defender se for o caso. Na ausência de um acordo negociado, o litígio é muitas vezes uma forma eficiente de resolver [direitos de propriedade intelectual]."

A ação judicial não deixa de ser reflexo da importância cada vez maior da Huawei como principal rival da Samsung, particularmente no segmento de smartphones que operam com o Android, sistema operacional móvel dominante do Google.

Nos primeiros três meses do ano, a Huawei vendeu mais smartphones para consumidores finais do que qualquer outro fabricante de smartphones com Android, exceto do que a Samsung, respondendo por 8,3% do mercado, contra 5,4% um ano atrás, segundo o Gartner. Durante esse mesmo período, a participação de mercado da Samsung caiu para 23,2%, ante 24,1% um ano antes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.