Qualcomm negocia acordo com órgão regulador chinês para encerrar investigação antitruste

0

A Qualcomm, fabricante americana de chipsets para dispositivos móveis, está em conversações com o órgão antitruste chinês para tentar encerrar uma investigação contra a empresa por práticas de monopólio, informa o New York Times. Segundo notícia veiculada nesta sexta-feira, 22, a empresa teria expressado sua disposição em melhorar e corrigir problemas de preços de acordo com o regulador.

Em comunicado publicado em seu website, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR) da China disse que as autoridades se reuniram na quinta-feira, 21, com uma delegação da Qualcomm que incluiu o presidente da companhia, Derek Aberle.

"Os executivos da Qualcomm discutiram, com membros do órgão regulador chinês, vários tópicos em um esforço para alcançar uma resolução abrangente", disse a companhia em comunicado via e-mail. "Continuamos a cooperar com as autoridades antitruste e não podemos fazer mais comentários". A comissão não deu mais detalhes.

A CNDR está investigando a subsidiária chinesa da Qualcomm após dizer, em fevereiro, que a fabricante era suspeita de cobrar preços excessivos e abusar de sua posição de mercado em padrões de comunicação sem fio, acusações que podem levar a companhia a ter de pagar multas recordes de mais de US$ 1 bilhão.

No mês passado, um jornal estatal chinês disse que a CNDR havia determinado que a Qualcomm tinha monopólio, mas não disse se o órgão regulador definiu que a companhia abusou deste monopólio. A Qualcomm é uma das maiores fabricantes de chips para dispositivos móveis do mundo.

Além da Qualcomm, outras empresas americanas estão sendo investigadas por quebra da lei antitruste chinesa, como a Microsoft e a montadora de automóvel alemã Volkswagen. Nesta semana, a CNDR aplicou uma multa recorde US$ 201 milhões a 12 montadoras de carros japonesas, alegando manipulação de preços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.