Ministério da Economia seleciona diretor de governança dos dados do setor público

0

A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia está com inscrições abertas para selecionar profissional que será responsável por agilizar o compartilhamento de dados entre os órgãos do governo federal e pela evolução do Cadastro Base do Cidadão, instituído pelo Decreto 10.046/2019. A iniciativa visa aplicar na prática as regras que devem tornar mais simples e fácil a vida do cidadão, além de gerir a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP) pelos órgãos públicos federais.

O edital, aberto na sexta-feira (18/10), com apoio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), exige do profissional formação de nível superior e experiência de pelo menos cinco anos em gestão – três na área específica do cargo. O escolhido ocupará cargo comissionado DAS 101-5, com remuneração de R$ 13.623.

Podem se inscrever tanto profissionais da iniciativa privada quanto servidores públicos efetivos ou comissionados de todas as esferas de governo. As inscrições serão feitas apenas pela internet. Os candidatos devem passar por etapas que incluem questionários sobre a experiência em gestão de equipes e conhecimentos específicos, além de gravação de vídeo, estudo de caso e dinâmica de grupo.

Simplificação

Para que o cidadão não precise mais de se deslocar de um órgão a outro carregando documentos, certidões e atestados, é necessária maior integração e compartilhamento de dados entre os órgãos. "O novo decreto reforçou a ideia do governo único para um cidadão único", explica o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro. "Com este edital, buscamos um profissional que seja uma liderança nessa ruptura de mentalidade do serviço público, que ajude a criar as soluções inovadoras para a gestão dos dados, em estrita proteção à privacidade do cidadão", ressalta.

O novo profissional da Secretaria de Governo Digital assumirá o Departamento de Governança de Dados e Informações e cuidará da governança de dados, interoperabilidade de sistemas, análise de dados nas políticas setoriais, segurança da informação e proteção da privacidade do cidadão. Também coordenará o Comitê Central de Governança de Dados do Poder Executivo federal, além da adequação do Executivo à LGDP, em articulação com a Autoridade e Conselho Nacional previstos na legislação.

"A transformação digital é um projeto prioritário para o governo", acrescenta Monteiro. "Hoje temos a metade dos serviços públicos do governo federal acessíveis pela internet. A esse objetivo, somamos a busca pela desburocratização. O cidadão não está satisfeito preenchendo as mesmas informações, repetidamente, para cada serviço público", completa ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.