Claro e Bradesco criam joint-venture e prometem cartão de débito pré-pago acessível pelo celular

0

Diante das perspectivas de regulamentação do mercado de mobile payment no Brasil, a Claro e o banco Bradesco anunciaram a criação da joint-venture Mobile Payment Operator (MPO) para centralizar as operações de pagamentos via celular das duas companhias. Trata-se de uma parceria similar àquela firmada no México entre Telcel e Citibank, batizada de Transfer, conforme adiantado por Mobile Time.

E tudo indica que o primeiro produto desta parceria esteja disponível ao mercado no final do primeiro trimestre de 2013. Trata-se de um cartão de débito pré-pago virtual co-branded, que permite o pagamento de contas, consulta de saldos, entre outros serviços de que um cliente teria numa conta poupança ou corrente convencional. Será o primeiro produto do gênero administrado via celular no Brasil: vale lembrar que Oi e TIM anunciaram planos semelhantes nos últimos meses, mas ainda não lançaram esse produto. No caso da Oi, o que existe por enquanto é um cartão de crédito co-branded com o Banco do Brasil que pode ser usado pelo celular, através da solução criada pela Paggo.

Segundo Marcelo de Araújo, diretor-executivo do Bradesco, a ideia é fisgar uma parcela da população que ainda não tem acesso a contas bancárias, os chamados desbancarizados. Hoje, aproximadamente 43 milhões de brasileiros, a maioria de classes sociais menos favorecidas financeiramente, encontram-se nesta situação. No entanto, boa parte destas pessoas sem acesso a banco possui um aparelho celular. “Temos uma teledensidade muito boa no mercado de telecomunicações e os celulares são o segundo item mais presente nos lares”.

O modelo de negócios escolhidos por ambas as empresas para o produto é a abertura de contas de registro, semelhantes às contas-salário e aos cartões pré-pagos usados comumente em viagens ao exterior. Porém, neste caso, quem vai administrar as contas é a Alelo (empresa do grupo Cielo para cartões pré-pagos como vale alimentação, por exemplo).

Araújo afirmou também que o projeto está pronto e consolidado, independentemente de o governo cumprir a promessa de criar uma regulamentação para os pagamentos móveis. Além disso, o executivo comentou que há um interesse muito forte por parte do Banco Central para fomentar este mercado. “A circulação do dinheiro em papel gera custos para a sociedade de aproximadamente 7% do PIB”.

Outro produto que deve ser disponibilizado em 2013 com esta parceria são as transações por aproximação do aparelho, permitidas pela tecnologia Near Field Communications (NFC). A expectativa das companhias é de que este serviço esteja disponível até o final do primeiro semestre de 2013 e que atenda a um publico de maior renda. A ideia é que os clientes que aderirem à tecnologia NFC possam fazer transações nas máquinas de POS da Cielo. Até o final deste ano, a adquirente de cartões pretende ter ao menos 300 mil máquinas com a função de pagamento sem contato.

O problema para a adoção em escala desta tecnologia é a falta de celulares com NFC. No portfólio da Claro, por exemplo, menos de 5% dos handsets possuem esta função. Para suavizar o problema, a tele já busca no mercado dispositivos móveis que possam se enquadrar nesta categoria.

Carlos Zenteno, presidente da Claro, comentou que a empresa estuda formas de massificar esta tecnologia. Entre as soluções que podem ser adotadas está o uso de chipsets já com NFC ou de stickers com a funcionalidade, que podem ser colados no dispositivo móvel. “Todas as formas são válidas, por isso temos conversado com fornecedores e pesquisado a melhor forma de aumentar o número de usuários”.

Rede

Do lado da Claro, que vai fornecer a logística do setor de telecomunicações e a capacidade de rede para as transações, Zenteno afirmou que não haverá impacto nas redes. “Temos capacidade e já suportamos operações semelhantes e outras aplicações que geram ainda mais tráfego”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.