Hackers invadem Twitter de agência e derrubam bolsa de Nova York

0

Se o Twitter demonstrar o mesmo poder de interferir no mercado de capitais, o lançamento de sua oferta pública inicial de ações (IPO), ainda sem data para ocorrer, terá êxito total . É que nesta terça-feira, 23, um grupo de hackers invadiu a conta da agência de notícias Associated Press na rede de microblogs, por meio da qual transmitiram uma falsa mensagem sobre duas explosões na Casa Branca. Elas abalaram por alguns momentos os mercados financeiros dos Estados Unidos, fazendo o índice Standard & Poor's 500 despencar abaixo de 1,564.  O índice Dow Jones Industrial Average também caiu mais de 140 pontos, operando abaixo dos  14,700.

A mensagem de menos de 140 caracteres dos hackers, que ficou pouco mais de um minuto no ar, inserida no perfil da agência de notícias dizia, que a Casa Branca havia sido bombardeada e o presidente Barack Obama tinha ficado ferido no ataque. O microblog, embora tenha tomado providências extremamente rápidas, não conseguiu impedir ao menos 4 mil pessoas de replicarem o texto falso. Ou seja: mesmo segundos depois, já era tarde demais.

Os mercados se recuperaram rapidamente depois que a falsa mensagem foi tirada do ar. Alguns operadores disseram que a oscilação refletiu o comportamento de operações informatizadas, que são disparadas automaticamente.

A invasão foi reivindicada por um grupo que se intitula Exército Eletrônico Sírio e que diz apoiar o presidente daquele país, Bashar al Assad, em uma guerra civil iniciada em 2011, e usou a sua própria conta do Twitter para assumir a responsabilidade pelo boato.

O gráfico da S&P 500 abaixo, capturado pelo blog All Things Digital mostra claramente o acontecimento. Por volta 14h15 (horário de Brasília), é possível ver o valor despencar. Como padrão, o Twitter informou o site que não comenta ações de perfis individuais na rede por motivos de segurança.

 

Screenshot_4_23_13_10_27_AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.