Arquivos PDF entram na zona de risco

0

Pesquisadores do SonicWall Capture Labs detectaram um aumento substancial de arquivos PDF maliciosos ou fraudulentos. Em todo o ano de 2018, foram 74 mil ameaças do tipo. Só nos três primeiros meses de 2019, o departamento de pesquisa da SonicWall, empresa de segurança da informação, detectou 173 mil variantes.

De acordo com os pesquisadores, os cibercriminosos estão explorando a confiança dos usuários em arquivos PDF. Esse formato é visto como um arquivo "seguro" e, por essa razão, é amplamente usado em operações comerciais.

Em março, a tecnologia de inspeção profunda de memória em tempo real (Real-Time Deep Memory Inspection – RTDMI), da SonicWall, identificou mais de 83 mil eventos maliciosos únicos, nunca antes vistos. Desse total, mais de 67 mil eram PDFs vinculados a golpes contra usuários e mais de 5,5 mil eram PDFs com links para downloads de Emotet e outros malwares.

Os alvos dessa fraude que utiliza PDFs, assim como o phishing, geralmente recebem documentos maliciosos de "empresas". A meta é atrair as vítimas com arquivos PDF que parecem reais mas trazem links que encaminham os usuários para páginas fraudulentas. A oferta comercial no anexo em PDF é atraente para os destinatários, prometendo vantagens com apenas o clique de um link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.