Natura se prepara para comprar a Avon. Por que isso é disruptivo?

0

Quando o assunto é transformação digital a Natura é um dos melhores casos que temos no Brasil. Ela iniciou a sua jornada em 2015 com o então CIO, Agenor Leão, que como consequência do sucesso do trabalho foi promovido a vice-presidente da empresa na Argentina, unidade que engloba todas as operações do cone sul. É importante lembrar que em poucas empresas o CIO é o responsável por puxar a transformação digital. Geralmente essa tarefa fica para a liderança de negócios.

Com a reorganização da empresa em grupos ágeis, mesclando a TI e os negócios em times de produto, a empresa passou a entregar continuamente novos aplicativos e soluções, transformando o trabalho de mais de 1,8 milhões de consultoras Natura. O que era papel passou a ser digital, desde o catálogo e pedido, até o preço e a logística, contando com o suporte de "analytics" ao longo de todo o processo.

Na contramão, a Avon não conseguiu se transformar e superar seus velhos sistemas. Embora a mobilidade esteja presente na vida de 6 milhões de suas consultoras, o processo e o modelo de negócios mudaram pouco, com uma produtividade relativamente baixa e consequentemente menor lucratividade. A operação brasileira da Avon é a maior do grupo no mundo, mas a queda nas vendas nos EUA criou dificuldades e fez com que a ela separasse a unidade americana da europeia.

A Natura tem, na verdade, uma tarefa difícil e ao mesmo tempo ambiciosa: negociar em relação à Avon brasileira e americana. A Avon tem números maiores, tanto de pessoas quanto de faturamento, além disso, sua compra colocaria todo o processo da Natura em teste, que é diferente do praticado nos Estados Unidos e não se sabe ao certo como funcionaria por lá. É importante, porém, considerar que os times ágeis compostos por negócios e TI da Natura, serão capazes de rapidamente testar, errar, corrigir e superar as diferenças de forma a ajustar o modelo às consultoras americanas.

Portanto, não é uma questão de tecnologia e sim da cultura organizacional da agilidade ser consistente o suficiente para levar a Natura ao sucesso na aquisição. A companhia quando é digital tem um valor superior, pois tem uma nova competência competitiva.

Organizar startups ágeis é muito mais fácil que grandes empresas com milhões de pessoas envolvidas, como neste caso. Para os céticos em relação à cloud, cybersecurity e metodologia ágil, o case de transformação digital da Natura é uma prova de que a ruptura de modelos de negócios tradicionais é viável para grandes empresas também. Existe um caminho e ele já é conhecido.

Pedro Bicudo, autor de pesquisas da ISG no Brasil em parceria com a TGT Consult.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.