GFT implementa ferramenta de BPM para Serasa Experian

0

A Serasa Experian, empresa de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, decidiu construir uma plataforma centralizada para apoiar os processos da operação de dados negativos da empresa denominada internamente de Concentrel. A operação é regulamentada por requisitos legais e inclui a recepção de documentos, captura de dados, análise e execução de atividades, como ordens judiciais.

Para apoiar este processo, a Serasa escolheu a GFT, que implementou a ferramenta Kofax Total Agility (KTA) de BPM (Business Process Management), tornando o processo flexível e gerenciado, o que possibilita executar automaticamente a captura, digitalização, transformação e consumo de dados.

O projeto substituiu os antigos e desatualizados sistemas conectados por um grande número de integrações, e que geravam instabilidades e elevado número de incidentes, além de possíveis vulnerabilidades de segurança interna, por uma plataforma na qual a área pudesse desenvolver de forma sustentável.

Além de restaurar a estabilidade da operação e da arquitetura técnica, este projeto também visou aumentar a produtividade e minimizar o risco de descumprimento em relação aos requisitos legais.

O primeiro macroprocesso implementado foi a digitalização, visto que foi uma pré-condição para os demais. O ambiente garantiu o fim da circulação física do papel. Na sequência, estão os demais processos, tais como Monitore, Ofícios, Protestos, Ações, Facon (Falências e Concordatas) e Serasajud (Integração com os principais tribunais), que devem ser concluídos até novembro de 2017 por meio de metodologia Ágil de desenvolvimento de sistemas. Ao todo, o projeto recebeu investimento de US$ 4 milhões.

Considerando que uma ferramenta de BPM adquirida numa companhia não pode ser apenas departamental, algumas outras áreas já estão se beneficiando da plataforma e desenvolveram seus projetos, como o Projeto ACI Centralizado da unidade de negócios e-ID, que visou centralizar em apenas uma equipe e em um único lugar o processo de certificação digital da conferência (processo ACI), trazendo resultados no que tange à melhoria da eficiência operacional, diminuição dos custos de localização devido aos requisitos de infraestrutura física do ACI, mitigação de fraude e migração tecnológica.

Outro projeto que se beneficiou da plataforma foi a OCR (Optical Character Recognition) de Balanços, que está convertendo os dados extraídos de demonstrativos financeiros e deverá trazer melhor eficiência operacional, diminuição dos custos com o fornecedor atual e migração tecnológica.

De acordo com o vice-presidente de TI da Serasa Experian, Lisias Lauretti, este projeto é considerado um estratégico e de alta visibilidade junto ao board da Serasa, pois trabalha com a digitalização de processos para construir uma plataforma centralizada, além de proporcionar benefícios diretos e indiretos para a empresa e para outros projetos, bem como vantagem competitiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.