Sistema reduz em 50% o consumo de papel no Hospital Samaritano

0

Até cerca de dois anos atrás operando com diversas plataformas, sistemas heterogêneos e software desenvolvidos internamente, o Hospital Samaritano decidiu que era chegada a hora de modernizar a sua infraestrutura de TI para suportar o seu crescimento e manter a qualidade do atendimento aos pacientes. O principal resultado dessa reestruturação tecnológica foi a implantação do Healthcare Information System (HIS), sistema de informação de saúde, no qual a instituição investiu R$ 325 mil.
De acordo com o gerente executivo de TI da Sociedade Hospital Samaritano, Klaiton Simão, o objetivo com a implantação do HIS foi a unificação dos sistemas e o aprimoramento da segurança tanto para os profissionais, quanto para os pacientes. O projeto, que foi apresentado por Simão durante o Fórum de Saúde Digital, realizado nesta terça-feira, 23, em São Paulo, também envolveu a adoção de software de terceiros, gerenciados internamente, que permitiram a informatização de todas as etapas dos processos da área de saúde. O executivo conta que hoje com carrinhos com estações de informática, adoção de tablets e certificação digital houve uma redução, somente de consumo de papel, de 50% – que passou de 1 milhão de folhas por mês para 500 mil mensais.
O projeto também envolveu o treinamento de pessoal. Ao todo, conta Simão, foram sete meses de preparação (o equivalente a 20 mil horas de treinamento), o que possibilitou que os próprios médicos e profissionais de saúde operam o sistema. De acordo com o executivo, o HIS foi o primeiro passo para a adoção de novas estratégias de TI no hospital. "Só agora, depois da implantação do HIS, podemos falar em núcleo de inteligência corporativa que efetivamente coloca a TI como apoio estratégico na organização", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.