Diretor de operações do aeroporto de Guarulhos vê risco em drones

0

O comandante Miguel Dau, diretor de operações do GRU Airport, tem acompanhado de perto o impacto dos drones nas atividades do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Ele destaca os eventos que ocorreram em Heathrow, na Inglaterra, e Congonhas, que causaram paralisação das operações, como exemplos de sua preocupação.

"Instalamos há mais de um ano um sistema passivo, em caráter experimental, que detecta a presença de drones em nossa área de operação", diz. No entanto, a ideia no momento é apenas detectar as aeronaves não tripuladas e ele não vislumbra a adoção de qualquer sistema ativo que impeça o voo destes equipamentos.

"No entanto, entendemos que o uso indiscriminado desse tipo de aparelho pode causar fortes impactos na segurança das operações em aeroporto, considerando que a capacidade de um drone derrubar uma aeronave é muito grande e não podemos negligenciar com isso", afirma Dau. O GRU Airport conta com cerca de 1 mil pousos e decolagens por dia.

De acordo com o comandante, o uso de drones é um grande desafio para todos que possuem alguma responsabilidade com a atividade aérea no mundo. Para ele, é preciso encontrar soluções de curto prazo que consigam equilibrar os níveis mínimos de Segurança Operacional e de Segurança Corporativa, de forma a trazer o mínimo de impacto às operações aéreas.

"No médio e no longo prazo os drones serão usados em escala cada vez maior, onde surgirão atividades para o seu emprego. Sem dúvida, este será mais um tema da aviação que necessitará ser equacionado por meio do espírito colaborativo entre a indústria do transporte aéreo e as autoridades envolvidas", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.