Apple pode enfrentar investigação antitruste no Japão por contratos com teles para vender iPhones

0

A Apple pode enfrentar em breve acusações de violação da lei antitruste no Japão devido aos contratos com operadoras locais para vender iPhones. De acordo com a agência de notícias Reuters, que teve acesso a um relatório publicado no mês passado pela Comissão de Comércio do Japão, similar à FTC nos EUA, no qual acusa as operadoras locais NTT DoComo, KDDI e Softbank de não estarem vendendo seus estoques extras de versões mais antigas do iPhone para os varejistas, limitando assim a concorrência de empresas menores.

Diante disso, órgãos reguladores japoneses estariam considerando adotar medidas contra a Apple por violação da lei antitruste, segundo fontes do governo. Caso haja uma ordem do governo para que adote medidas corretivas, a fabricante do iPhone poderá ter a demanda por modelos mais novos de iPhone, mais rentáveis, que competem contra smartphones equipados com o sistema operacional Android, como o Galaxy S7, da Samsung, e ter suas margens de lucro bastante reduzidas.

A estratégia também tem ajudado a Apple sustentar a demanda por novos iPhones, tornando o Japão um dos seus mercados mais rentáveis. A fabricante americana é responsável por um em cada dois smartphones vendidos no Japão.

Embora a Apple não tenha sido citada nominalmente no referido relatório, fontes do governo disseram à Reuters que as investigações dos órgãos reguladores se concentraram em acordos de fornecimento da Apple com as três operadoras. De acordo com fontes da indústria, os reguladores detectaram a existência de estoques excedentes de modelos de iPhones mais antigos que são mantidos fora do alcance do consumidor japonês e enviados para mercados no exterior, tais como Hong Kong.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.