Cresce consumo de cloud pelo setor financeiro da América Latina

0

A computação em nuvem tem se expandido mundialmente e a América Latina não é exceção. Entre as principais vantagens do modelo na nuvem destacam-se a redução de custos com infraestrutura, a facilidade de acesso e atualizações mais rápidas.
 
Segundo a Refinitiv, o mercado latino-americano de computação em nuvem, no último trimestre de 2018, teve um crescimento de 37,9% na região, mais que o dobro do crescimento nos EUA, de 15,5%. A expectativa é que, até 2021, o investimento empresarial em produtos e serviços de nuvem em América Latina mais do que dobre, atingindo US$ 11 bilhões.
 
Na região, o Brasil domina com 50,7% dos investimentos em serviços de nuvem, seguido por México (22,9%), Chile (7,9%) e Colômbia (6,5%). Entre os empresários brasileiros, 66% acreditam que essas soluções estão aumentando a eficiência da análise de dados, enquanto que americanos, em comparação, tendem a ser mais conservadores neste sentido – apenas 34% dos executivos reportaram algum benefício neste quesito.
 
Os dados fazem parte do estudo "América Latina na Nuvem: os Dados como Agentes Transformadores do Setor Financeiro", preparado pela Refinitiv, uma das maiores provedoras de dados de mercados financeiros e de infraestrutura do mundo, que entrevistou executivos das 500 maiores empresas do mundo.
 
O setor financeiro é o campo que, na América Latina, mais tem investido em soluções da nuvem, que vem sendo implementada tanto em iniciativas governamentais quanto em fintechs, empresas, bolsas de valores e bancos. Entretanto, a implementação do cloud progride de forma lenta em comparação com outros setores, provavelmente devido a preocupações com segurança, custos de transição e a complexidade da legislação do setor. 
 
Apesar da crescente interconexão entre os países da região, o estudo aponta para a necessidade de maior cooperação entre os provedores de serviços em nuvem e as autoridades regulatórias de modo a adaptar as plataformas a parâmetros legais complexos.

No entanto, alguns países têm caminhado em direção a soluções mais eficientes com o objetivo de enfrentar os riscos. Exemplos disso são os mecanismos de combate à corrupção, como o Sistema para Administração de Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo da Colômbia, que se tornou uma referência mundial, e a Lei Anticorrupção no Brasil, que criou um ambiente de inexorabilidade para o compliance no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.