Mozilla critica modelo fechado de app stores

0

Lançado no Brasil na terça-feira, 22, o Firefox OS é uma aposta não apenas em usuários de mercado em desenvolvimento, mas também no modelo aberto da Web em um ecossistema móvel para atrair desenvolvedores. O COO da Fundação Mozilla, Jay Sullivan, critica o modelo atual de lojas de aplicativos controladas por Apple e Google. "A ideia de ter que pedir permissão para alguém para vender meu software é impensável", declarou. "Estamos dominados por duas plataformas, cada uma conectada verticalmente. Esses sistemas têm barreiras, têm que ir para uma loja de apps, não é como a Web."

A popularidade do sistema móvel da empresa não está nem perto das plataformas concorrentes Android e iOS, mas Sullivan acredita que a aposta da Mozilla em um sistema móvel baseado no modelo aberto e plurissetorial da Internet favorece a competição e facilita a produção de conteúdo e serviços. Ele diz que os desenvolvedores querem fazer o aplicativo uma vez só, e não ter o retrabalho de programar para cada plataforma.

Isso porque o Firefox OS é baseado na linguagem de programação HTML5, que permite conteúdo rico em mídia direto no código. "Fizemos um ecossistema no qual o dev não precisa aprender a desenvolver especificamente para aquela plataforma", disse ele durante apresentação na Futurecom nesta quarta-feira, 23, no Rio de Janeiro. "Se você tem um website que roda bem no touchscreen, então já tem um app para Firefox OS. Só não sabe ainda."

Ele garante ainda que o envolvimento de operadoras como a Telefônica no apoio ao desenvolvimento do sistema não significa possíveis brechas de segurança. "A resposta é: vá ler o código, para ver se o que escrevemos é o que tem no device", diz. "Precisamos criar relacionamentos com confiança baseado em transparência", declara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.