BC lança assistente virtual para auxiliar o cidadão

0

O Banco Central lançou, nesta quinta-feira (24/1), o Din, seu assistente virtual (Chat Bot). Disponível na página do Registrato, em sua versão inicial o Din vai auxiliar o cidadão a consultar relatórios sobre dívidas, operações de câmbio, contas e outros relacionamentos que possui com instituições financeiras. O Din evoluirá em breve para ajudar com outros assuntos que envolvam o cidadão e o BC.

Além disso, essa versão inicial da ferramenta também ajuda o cidadão a consultar certidão de que não possui nenhum relacionamento com instituições financeiras, para comprovar, por exemplo, hipossuficiência financeira, necessária para receber financiamento estudantil e para ter acesso à Justiça gratuita.

Cerca de um terço dos pedidos de informação encaminhados ao BC são sobre os relatórios disponíveis no Registrato. O novo canal de comunicação tem como objetivo facilitar o acesso do cidadão às suas informações. A vantagem do assistente virtual é que a interação pode ser feita a qualquer momento, 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana, e a resposta é imediata.

O Din funciona mediante conversa guiada, utilizando tecnologias de inteligência artificial e machine learning. A iniciativa está alinhada à estratégia do Banco Central de utilizar as inovações tecnológicas para a melhoria de seus serviços ao cidadão. Inicialmente, o assistente foi desenvolvido para propiciar uma melhor experiência de uso em computadores pessoais (desktops). Caso o usuário ainda tenha dúvidas, ele pode entrar em contato com os canais de atendimento tradicionais do Banco Central, por meio do telefone 145 ou pelo site, em "Fale conosco".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.