E possível obter Segurança da Informação?

0

Como representante de uma das empresas de Tecnologia que mais trabalha a questão da Segurança da Informação e conhecedor de muitos detalhes que implicam nesse tema, frequentemente me perguntam: "por que os invasores continuam tendo sucesso em um mundo no qual, aparentemente, são adotadas cada vez mais medidas de segurança?".

A palavra "aparência" acaba por ser o cerne da questão. Basta verificar o Relatório Anual de Segurança da Cisco de 2015, cuja conclusão é que há uma diferença significativa entre a percepção e a realidade em relação à Segurança da Informação nas empresas. E o que é ainda mais revelador: é uma brecha da Informação que está crescendo expressivamente.

É verdade que os invasores são – infelizmente – muito criativos, dando origem a novas formas de ataque. O método Snowshoe, por exemplo, que envia volumes baixos de spam a partir de um grande conjunto de endereços IP para evitar a detecção, ou combinações maliciosas (que combinam os pontos fracos de vários programas para encontrar novas vulnerabilidades), são algumas das tendências identificadas pelo Relatório. Por outro lado, também é verdade que as empresas de Segurança estão, cada vez mais, criando novos sistemas, ferramentas, patches (soluções) entre outras medidas para elevar os níveis de proteção.

O ponto está em como implementar estratégias de Segurança e é aí que foi identificada a brecha entre percepção e realidade. Dos 1.700 executivos da área de Operações de Segurança que foram entrevistados para o Relatório, 90% disseram sentir-se confiante em relação às ferramentas de Segurança, no entanto, os detalhes mostram que 6 em cada 10 usuários não estão tomando medidas de segurança verdadeiramente eficazes e apenas 1 em cada 10, por exemplo, utiliza a versão mais recente do Internet Explorer como uma medida básica que contribui para a Segurança.

A percepção dos executivos é que seus processos de Segurança são otimizados e que suas ferramentas que utilizam são realmente eficazes; a realidade, entretanto, é que sua infraestrutura de Segurança provavelmente precisa de melhorias.

A verdade é uma só: quando se trata de Segurança da Informação é preciso por a mão na massa, ainda mais com a realidade da Internet de Todas as Coisas (IoE), que aumenta o número de equipamentos conectados. O Manifesto de Segurança procura compreender os desafios dessa área no mundo de hoje e para isso estabeleceu cinco recomendações-chaves:

1. A Segurança deve suportar o negócio.

2. A Segurança deve trabalhar com a arquitetura existente – e ser utilizável.

3. A Segurança deve ser transparente e informativa.

4. A Segurança deve permitir a visibilidade e ação apropriada.

5. A Segurança deve ser vista como um "problema relacionado às pessoas."

É possível, então, obter Segurança da Informação?

Sim, mas depende de todos nós.

Francisco Ramírez, diretor de Segurança da Cisco para América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.