Telefônica vincula 15% do salário variável dos executivos a indicador de confiança dos clientes

0

A Telefônica|Vivo vinculou a remuneração variável dos executivos à sua principal meta de satisfação dos clientes. Válida já a partir deste ano, a meta atribui 15% do valor do bônus ao índice de satisfação dos clientes (NPS).

Também fazem parte dos novos desafios dos executivos indicadores de sustentabilidade relacionados à reputação, avanço nas iniciativas para a redução de emissões dos gases causadores do efeito estufa e ao cumprimento das metas de diversidade de gênero, que representarão 5% da meta, totalizando 20% da remuneração atraleda a esses indicadores. Atualmente, 1.650 gestores e especialistas no Brasil são elegíveis ao programa de bônus Executivo Global da Telefônica.

O principal desafio vem da manutenção e evolução do índice de satisfação Net Promoter Score (NPS) que mede a probabilidade dos consumidores recomendarem os serviços da empresa. O indicador é composto pela diferença entre promotores e detratores da marca.

Em busca do melhor resultado, no último ano, a empresa lançou o programa DNA Vivo, com características que trabalham os atributos de uma marca confiável, fácil, encantadora, eficiente e reforçam cultura de excelência no atendimento.

Também lançou a Aura, inteligência artificial para o relacionamento com os clientes e passou a oferecer um atendimento cada vez mais customizado e digital.  Em 2019, a empresa passará a medir a satisfação dos clientes em mais de 100 processos de atendimento de maneira digital. Isso ajuda a identificar a percepção dos clientes, mapear e atuar em possíveis falhas em processos de atendimento como venda ou instalação.

"Nossas iniciativas comprovam que queremos seguir crescendo de forma sustentável e inclusiva, mehorando cada dia mais a experiência do cliente com a Vivo e gerando impacto positivo no meio ambiente e na sociedade como um todo. Atrelar o bônus com as metas de sustentabilidade traz ainda maior comprometimento dos nossos colaboradores com a excelência na relação com todos os stakeholders", revela o CEO da Vivo, Christian Gebara. No último ano, a empresa cumpriu 93,7% dos indicadores estabelecidos em seu Plano de Negócios Responsável, conforme consta no Relatório de Sustentabilidade 2018 .

Sustentabilidade e meio ambiente

Entre os objetivos de mudanças climáticas da Telefônica voltados à redução de impactos causados pelas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), estão a redução de 50% do consumo de energia por unidade de tráfego e de 30% em emissões em termos absolutos até 2020.

A empresa também investe em energias renováveis como uma fonte sustentável para o negócio. Desde novembro de 2018, 100% do consumo de energia da Vivo é proveniente de fontes renováveis. Isso contribui diretamente para a redução de emissões de CO2, que deve ser 70% menor em 2019.

"Ao reduzir distâncias e simplificar processos, a digitalização promovida pelo nosso negócio reduz também o impacto ambiental de nossos clientes e possibilita a eles gerarem um impulso positivo para o planeta", revela a executiva de Sustentabilidade da Vivo, Joanes Ribas. Em 2018, os serviços da Vivo ajudaram a evitar a emissão de 120,9 mil toneladas de CO2 pelos clientes, um volume superior ao que é emitido própria Vivo. 

Cultura inclusiva pela diversidade

Marca inclusiva e contemporânea, a Vivo vê na diversidade de pessoas, comportamentos, habilidades e atitudes um diferencial que reflete a sociedade e favorece a inovação.  Em 2018, a empresa lançou seu Manifesto pela Diversidade, iniciativa que reforça o compromisso da empresa em estabelecer as melhores práticas a favor da igualdade e do respeito às diferenças no ambiente corporativo. Também firmou compromissos pela diversidade com a adesão aos principais movimentos de inclusão nos pilares de gênero, raça, LGBT+ e PCDs.

Desde 2016, quando iniciou suas iniciativas pela diversidade, ampliou de 15% para 20% no número de mulheres em cargos de alta liderança e tem como meta que este número chegue a 30% até 2020.  Com a adesão da alta liderança ao tema, a empresa acelerou as iniciativas internas, com a criação de comitês e grupos de afinidade, mudanças na política de recrutamento e seleção, capacitação e programas de sensibilização de gestores e colaboradores, além de lançar o Portal Vivo Diversidade, destinado a divulgar engajar os todos colaboradores no tema. Atualmente, 42% do quadro efetivo da empresa é composto por mulheres.

Atenção à reputação

As iniciativas que contribuem para a reputação da marca Vivo são pautadas pelo Plano de Negócios Responsáveis em seus pilares de ética, gestão de talentos e diversidade, meio ambiente, gestão de sustentabilidade na cadeia de fornecimento, contribuição para o progresso, inovação sustentável e promessa ao cliente e confiança digital.

"Temos o compromisso permanente de gerar valor para a sociedade, conectando pessoas de forma ampla e inclusiva, com uma atuação responsável, ética e sustentável e nosso Plano de Negócios Responsáveis reflete isso", revela a executiva de Sustentabilidade da Vivo, Joanes Ribas. A empresa recebeu, referente a 2018, o prêmio Merco, Monitor Empresarial de Reputação Corporativa, como a operadora melhor posicionada no setor de telecomunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.