A operadora móvel T Mobile emitiu um comunicado nesta quinta-feira, 24, que sofreu uma invasão de hackers que teriam roubado dados pessoais de mais de 2 milhões de clientes, com informações como endereço de e-mail, número da conta e IMSI do telefone, um número único padronizado que identifica assinantes. Nenhuma senha, segurança social ou informações financeiras foram expostas nesses ataques, de acordo com um porta-voz da T-Mobile.
O objetivo final era sequestrar ou "trocar" os cartões SIM da vítima. Isso dá aos criminosos a chance de assumir o seu número de telefone e passar para outras contas on-line que possam ter sido vinculadas ao número, como e-mail e contas bancárias, de acordo com um hacker familiarizado com essas tentativas e solicitado a permanecer anônimo, segundo informou o site Motherboard.
Esse é um tipo de golpe relativamente raro, mas extremamente perigoso, que pode até mesmo ser usado para roubar códigos de autenticação de dois fatores baseados em SMS, oferecendo aos criminosos cibernéticos a capacidade de invadir a conta e também poder roubar a senha do cliente.
Comunicado
O comunicado da empresa no site:
"Com muita cautela, gostaríamos de informá-lo sobre um incidente que enfrentamos recentemente e que pode ter afetado algumas de suas informações pessoais.
Em 20 de agosto, nossa equipe de segurança cibernética descobriu e fechou um acesso não autorizado a determinadas informações, incluindo a sua, e nós imediatamente as informamos às autoridades. Nenhum dos seus dados financeiros (incluindo informações de cartão de crédito) ou números de segurança social estavam envolvidos, e nenhuma senha foi comprometida. No entanto, você deve saber que algumas de suas informações pessoais podem ter sido expostas, o que pode incluir um ou mais dos seguintes: nome, código postal de faturamento, número de telefone, endereço de e-mail, número da conta e tipo de conta (pré-pago ou pós-pago).
Se você tiver dúvidas sobre esse incidente ou sua conta, entre em contato: Se você é um cliente da T-Mobile, pode discar 611, usar mensagens bidirecionais no MyT-Mobile.com, no T-Mobile App ou no iMessage através do Apple Business Chat. Você também pode solicitar uma chamada de retorno ou agendar um horário para sua equipe de especialistas ligá-lo por meio do aplicativo T-Mobile e do MyT-Mobile.com. Se você é um cliente da T-Mobile For Business ou Metro PCS, basta discar 611 do seu celular. Levamos a segurança de suas informações muito a sério e temos várias proteções para proteger suas informações pessoais contra acesso não autorizado.
Lamentamos sinceramente que este incidente tenha ocorrido e lamentemos qualquer inconveniente que isso tenha causado".