Fim da Lei do Bem vai afetar acesso à tecnologia pela população de baixa renda, diz Assespro

0

O fim da chamada Lei do Bem, que garante alíquota zero para PIS/Cofins nas compras de smartphones e outros equipamentos eletrônicos, como computadores e tablets, vai afetar diretamente as compras e acesso à internet pela população de baixa renda, podendo não resultar em aumento real da arrecadação do governo por conta da queda das vendas.

O alerta é da Assespro (Federação das Associações das Empresas Brasileiras de TI), juntamente com outras entidades representativas do setor, feito durante reunião com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, e o secretário Virgílio Almeida, para reivindicar a continuidade do incentivo.

Outra questão apontada pelas entidades é que a decisão abre espaço para o crescimento do "mercado cinza de hardware", o comércio de equipamentos contrabandeados. "É importante lembrar que o setor de hardware também reflete diretamente no segmento de software, por isso é essencial que o Ministério entenda nossa causa e defenda o setor perante o Governo", afirma Jeovani Salomão, presidente da Assespro Nacional.

"O governo já fez um esforço financeiro para a inclusão digital que não pode ser abandonado agora", completa Gerino Xavier, vice-presidente de Comunicação da entidade.

Diante do manifesto, o secretário Virgílio Almeida solicitou que o setor envie dados sobre o impacto fiscal da Lei do Bem, além de uma carta assinada em conjunto entre as entidades. Com os documentos, o ministro Aldo Rebelo se comprometeu a buscar apoio do Ministério do Desenvolvimento para conversar com a presidente Dilma Rousseff e o ministro Joaquim Levy (Fazenda).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.