Rede Riachuelo terceiriza toda a área de impressão

0

Por volta de 2003, com a sua rede de lojas se expandindo, a Riachuelo percebeu que não poderia mais dar conta sozinha de gerenciar o volume de impressão de quase 2 milhões de páginas por mês, pelos menos com a eficiência que seu negócio requer. Com base nessa constatação, a rede varejista decidiu que havia chegado o momento de transferir para as mãos de uma empresa essa árdua tarefa, de modo a tornar mais ágil e seguro esse processo.

Depois de uma avaliação detalhada, a Riachuelo escolheu a Simpress, distribuidora oficial da Ricoh no Brasil, especializada em soluções de impressão e gestão de documentos, como fornecedora de outsourcing de impressão.

Iniciado em 2004, o projeto foi implantado primeiramente na matriz e no centro de distribuição da Riachuelo, que, juntos, respondem por uma produção média de 750 mil páginas por mês. Atualmente, em sua segunda fase, o projeto está sendo ampliado para as 77 lojas da rede, que somadas ultrapassam a marca de um milhão de páginas mensais.

Desde meados de 2005, 26 das 77 lojas que compõe a rede em todo o país, já estão com o projeto implantado e a expectativa é que até o começo de 2006 todas estejam com soluções Simpress instaladas.

?A empresa percebeu que o atendimento a uma rede de varejo com a capilaridade de suas lojas só seria possível com uma enorme e cara infra-estrutura. Foi a partir daí que ela resolveu apostar no outsourcing e na parceira com a Simpress?, diz Vittorio Danesi, diretor superintendente da distribuidora, que conta hoje com 110 representantes em todo o território nacional, o que permite uma resposta rápida às necessidades de suporte técnico, manutenção e reposição de insumos, independente da localização da loja.

Segundo ele, uma das principais características do projeto desenvolvido é a sua robustez. ?Optamos por uma estrutura com poucos equipamentos Ricoh de grande porte, capazes de fazer frente à necessidade de alta performance que observamos durante a fase de diagnóstico do projeto?, conta Danesi, referindo-se aos ?picos?, em que altos volumes de cópias e impressão são produzidos.

Após o diagnóstico, ele conta que foi iniciada a substituição do legado da Riachuelo ? que incluía diversos equipamentos de diferentes fornecedores ? por 11 ilhas de impressão, oito na matriz e três no centro de distribuição. Na matriz, as ilhas foram desenhadas com impressoras e equipamentos multifuncionais de alto volume, com função de cópia, fax e impressão. As ilhas foram distribuídas a partir de um critério geográfico com o objetivo de equilibrar a produção entre elas e atender de maneira eficiente aos mais de 500 usuários e suas 600 mil páginas produzidas mensalmente. No centro de distribuição, três ilhas de impressão atendem aos 50 usuários que produzem em média 150 mil páginas por mês.

Todo o controle da operação é feito por equipe Simpress residente no cliente, que garante o acordo de nível de serviço (SLA) de atendimento técnico, reposição de suprimentos e a mensuração da produção, feito por meio de softwares de monitoramento e accounting, via rede. O projeto inclui locação, serviços, bilhetagem, além de relatórios de consumo por centro de custos e usuários, proporcionando assim um maior controle sobre a produção e a conseqüente redução dos custos.

?A Simpress sempre acreditou no setor de varejo como um promissor mercado potencial e implantar o projeto de outsourcing em uma empresa como a Riachuelo só vem confirmar as nossas expectativas e apostas no segmento? finaliza Danesi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.