Expansão da internet no mundo cai pelo quarto ano seguido, a apenas 6,6% em 2014

1

Um novo estudo do Internet.org, intitulado "Estado da conectividade: Relatório sobre o Acesso Global à Internet", revela que a quantidade de pessoas online no mundo atualmente é de cerca de 3 bilhões, o que, embora se trate de um número relevante, significa que apenas 40% da população mundial se conectou a internet alguma vez.

O relatório do Internet.org, projeto do Facebook que tem como objetivo contribuir para o avanço da conectividade em regiões do mundo que ainda não têm acesso à internet, se baseia em levantamento da União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência das Nações Unidas para a tecnologia da informação e comunicações. Ele analisa a situação atual da conectividade no mundo, como a penetração da internet e as barreiras para o seu crescimento.

Uma das constatações do levantamento é que a adoção da internet está desacelerando. A taxa de crescimento caiu pelo quarto ano consecutivo, a apenas 6,6% em 2014, bem abaixo dos 14,7% de 2010. No ritmo atual de desaceleração, a população online não chegará a 4 bilhões de pessoas até 2019. Conforme o relatório, as três principais barreiras para ampliar o acesso à rede mundial são: infraestrutura, preço e consciência sobre o valor da conectividade.

O relatório aponta ainda que as populações não conectadas estão concentradas nos países em desenvolvimento: 78% da população das economias avançadas estão online, comparado com apenas 32% dos países emergentes. Segundo o documento, os três fatores determinantes para o indivíduo ser conectado são renda, gênero e, principalmente, a sua localização. A pessoa que mora na América do Norte, por exemplo, tem 84,4% de probabilidade de estar conectado à internet, ao passo que, aquela que mora no sul da Ásia ou África Subsaariana, tem apenas 13,7% e 16,9% de chance, respectivamente, de se conectar.

Embora a divisão entre o mundo conectado e não conectado, entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, tenha se tornado menor nos últimos anos, ela ainda é significativa. Segundo a UIT, a banda larga móvel atingiu 84% de penetração nos países desenvolvidos em 2014, e somente 21% nos países em desenvolvimento.

A renda também desempenha um papel importante para determinar se alguém está conectado. Mesmo nos Estados Unidos, a taxa de conectividade coincide com o nível de renda da pessoa. Enquanto, por exemplo, 99% dos adultos americanos com renda anual de mais de US$ 75 mil estão conectados à internet, apenas 77% das pessoas com renda anual inferior a US$ 30 mil têm conexão à rede mundial.

Da mesma forma, apenas 30% das pessoas dos países em desenvolvimento estão online, na comparação com 76% no mundo desenvolvido. Segundo o relatório, entre os países do terço superior da média renda per capita, em média 74% estão online, na comparação com apenas 17% nos países que compõem o terço inferior.

Finalmente, em razão de uma série de questões sociais e econômicas, as mulheres têm menos probabilidade de estar conectadas à internet do que os homens. De acordo com um relatório recente publicado pela Intel e Dalberg Global Advisors, em média no mundo, 25% menos mulheres do que homens têm acesso à internet. O hiato de conectividade por gênero é muito grande no mundo, chegando a 45% em algumas regiões como a África Subsaariana, 35% no Sul da Ásia, Oriente Médio e Norte da África, e 30% em partes da Europa e da Ásia Central.

Desaceleração mundial

Embora a UIT tenha registrado um aumento constante da população global conectada de 2005 em diante, tanto nos países desenvolvidos como em desenvolvimento, a internet ainda é acessível apenas por uma minoria de pessoas no mundo. E não obstante a questão do preço e consciência sobre o valor da conectividade, há muitas pessoas que não têm acesso à internet, porque simplesmente não vivem em uma área onde o acesso é possível — não residem perto o suficiente para o tipo de infraestrutura que permite uma utilização básica e prática da internet.

E mesmo a infraestrutura de banda larga móvel, vista por muitos como capaz de universalizar o acesso à internet, ainda é incipiente. Dados da UIT mostram que 91,7% da população mundial vivem em áreas cuja cobertura predominante é a 2G, sendo 90,1% em países em desenvolvimento e 99,1%, no mundo desenvolvido. Ou seja, apenas 48,7% da população mundial têm cobertura 3G — 32% nos países em desenvolvimento e 91,5%, nos países desenvolvidos.

Mas mesmo entre os países em desenvolvimento a taxa de conexão pode variar muito. No Chade, por exemplo, a cobertura 2G atende apenas 36,1% da população, enquanto na vizinha Nigéria é de 96,1%. Outro problema apontado pelo relatório é com o predomínio da cobertura 2G, que opera com velocidade de transferência real, média, de 100 Kbps, a população global de usuários potenciais da internet continuará restrita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.