Integração de telas é trunfo da Sony para crescer 100% no País até 2014

0

A Sony Brasil aproveitou a divulgação dos seus resultados financeiros no País nesta sexta-feira, 25 (os números globais já haviam sido abertos no último dia 10), para anunciar um pacotão de novidades, incluindo o investimento de R$ 500 milhões na operação brasileira (R$ 180 milhões em 2012) e a nova estratégia de atuação no mercado local, pautada pela conectividade e compartilhamento de conteúdo entre dispositivos diversos.

Batizado de Sony Link, o conceito consiste na interatividade total entre as quatro telas de seus produtos: TVs, smartphones, notebooks e tablets. “Com isso, será possível passar conteúdo do celular para o notebook, do tablet para a TV, entre outras operações, de forma mais simples e sem a necessidade de fios, com um só comando”, resume Carlos Pachoal, gerente geral de marketing da Sony Brasil. A tecnologia utilizada para a troca de mídias via wireless é o DLNA, protocolo de comunicação entre eletroeletrônicos em ambiente residencial. Apesar de ter sido inicialmente desenvolvido pela Sony, o DLNA foi posteriormente padronizado e adotado por praticamente toda a indústria. “O conceito Sony Link permitiu que adotássemos uma estratégia de integração vertical, convergindo a qualidade de nossos produtos e diferenciais de nossos serviços em uma experiência mais ampla e completa ao consumidor”, acrescenta.

Smartphones

O movimento de lançamento da plataforma de integração das ‘quatro telas’, na verdade, foi iniciado no ano passado. Uma ação importante para isso foi a compra da parte da Ericsson na deficitária joint-venture de celulares. “Foi fundamental para o sucesso da Sony Link, pois a marca Sony é ainda mais forte sozinha”, diz Jorge Aguiar, presidente da Sony Mobile do Brasil. Para ele, após essa aquisição a empresa tinha outras duas decisões fundamentais a tomar: qual sistema operacional móvel adotar e que fatia de mercado atacar. “Optamos pelo Android, que é o mercado que mais cresce no mundo. Além disso, temos uma excelente relação com o Google. Também refletimos muito se focaríamos em feature phones (desde o ano passado, a Sony aposta muito na classe C) ou smartphones; e optamos pelo segundo, pois com sistema operacional os terminais podem se conectar a todos os outros dispositivos”, explica. “O Brasil é o décimo maior mercado de smartphones do mundo e o quarto que mais cresce, com 70% de ampliação somente em 2012”. A expectativa do crescimento da Sony Mobile neste segmento é de 50% neste ano.

Na mesma apresentação, foi lançada pela empresa a série Xperia NXT, primeira geração de smartphones da Sony (sem a antiga marca SonyEricsson). Foram três novos aparelhos apresentados, com preços sugeridos de R$ 899 (Xperia U), R$ 1399 (Xperia S) e R$ 1799 (Xperia P). Em comum entre eles, a experiência de vídeo (HD) e áudio (xLoud) e a captura acelerada de fotos, a função NFC (Near Field Communication), além do sistema Android 2.3 (com atualização prevista para 4.0). O usuário também terá acesso a um serviço que oferece 50 GB de armazenamento gratuito. Com pré-venda já iniciada, os smartphones chegam ao Brasil em junho e serão comercializados por todas as operadoras móveis, além de grandes varejistas como Casas Bahia, Ponto Frio, Fast Shop e Saraiva.

Tablet

A outra novidade do dia foi a apresentação do tablet da Sony. O produto chega com o status de um dos principais lançamentos da empresa em 2012 (serão cerca de 100 no período), tem 32 GB de memória, acesso Wi-Fi e câmera fotográfica traseira com 5 megapixels e high-definition, processador dual-core Tegra 2, tela de 9,4 polegadas e Android 4.0. O tablet chega ao mercado por R$ 1649 e, a exemplo da linha Xperia, tem integração com a plataforma PlayStation.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.