Fundação lança plataforma blockchain usada pela Ben & Jerry's apoiar ações climáticas

0

A primeira plataforma de comércio varejista do mundo que conecta os consumidores à sua própria pegada de carbono foi lançada em Londres por uma organização sem fins lucrativos, a Fundação Poseidon. A plataforma usa tecnologia blockchain para integrar os mercados de carbono em transações no ponto de venda, oferecendo aos comerciantes e seus clientes a oportunidade de apoiar projetos de conservação florestal ao redor do mundo quando compram e vendem produtos cotidianos e, por sua vez, apoiar ações de combate às mudanças climáticas.

A plataforma varejista foi lançada em 1o de maio e um piloto está em andamento na mais recente loja de sorvetes da Ben & Jerry's, na Wardour Street, Londres (Inglaterra). Para cada bola de sorvete vendida, a empresa de sorvetes está contribuindo com créditos de carbono para um projeto de conservação florestal no Peru e oferecendo a seus clientes a oportunidade de participarem da ação no próprio ponto de venda, usando a tecnologia blockchain.

A Ben & Jerry's tem sido uma ativista durante muitos anos de questões relacionadas com a justiça climática, incluindo sua campanha global "Save our Swirled" antes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) de Paris em 2015, e tomou uma série de medidas dentro de seu próprio negócio para reduzir suas emissões, incluindo uma tributação autoimposta sobre o carbono.

Laszlo Giricz, fundador e CEO da Poseidon, disse que "estamos muito felizes em ver nosso piloto totalmente operacional com a Ben & Jerry's, dando a oportunidade aos consumidores, pela primeira vez, de reequilibrar sua própria pegada de carbono – e, por conseguinte, reequilibrar a concentração de carbono na atmosfera. Embora seja apenas um pequeno piloto, a tecnologia está comprovada e pode ser totalmente integrada e dimensionada, oferecendo a todos a chance de entender seu próprio impacto de carbono e tomar as medidas necessárias. Em somente três semanas, já protegemos mais de mil árvores através da loja de Londres, o equivalente a uma área do tamanho de 77 quadras de tênis, o que é muito estimulante e mostra o potencial da plataforma para promover mudanças de comportamento uma vez amplamente adotada".

Chris Gale, diretor de Missão Social na Europa da Ben & Jerry's, comentou que "temos um longo caminho a percorrer em nosso próprio negócio para reduzir nossa dependência de combustíveis fósseis, mas também assumimos grandes compromissos e queremos ser transparentes sobre nosso impacto. Ao mesmo tempo, queremos usar cada parte do nosso negócio para apoiar a transição a uma economia de baixo carbono, incluindo a fixação de um preço interno do carbono e o estabelecimento de objetivos ambiciosos para reduzir nossas emissões absolutas de carbono em 80% até 2020. Estamos empolgados com a oportunidade oferecida pela nova tecnologia da Fundação Poseidon, como uma abordagem que conecta os fãs à ação climática".

Todos os créditos de carbono na plataforma da Poseidon serão adquiridos da Ecosphere+, uma empresa com certificação B Corporation. Como parte do Fundo Climático da Althelia, a Ecosphere+ tem acesso direto ao maior portfólio de projetos de conservação florestal do mundo. O primeiro projeto apoiado pelos usuários da plataforma da Poseidon, o Parque Nacional da Cordilheira Azul, fica no cruzamento da Cordilheira dos Andes com a bacia amazônica no Peru e abriga cerca de 6 mil espécies de plantas, 11 grandes mamíferos ameaçados e inúmeras populações indígenas.

Sobre a Poseidon

A Poseidon é uma fundação sem fins lucrativos que capacita os indivíduos para compensar o impacto do carbono nas suas escolhas de estilo de vida com uma abordagem inovadora. Usando a tecnologia blockchain, ela integra os mercados de carbono nas transações varejistas diárias realizadas no próprio ponto de venda e permite aos usuários acompanhar o impacto positivo de suas transações em projetos individuais de conservação florestal. Isso transforma o relacionamento das pessoas com a pegada de carbono, incentiva a mudança de comportamento vital e vai liberar o potencial considerável de crescimento dos mercados de carbono para abordar as mudanças climáticas com eficiência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.