Automatização do atendimento pode reduzir até 55% os custos do contact center

0

A automatização do atendimento em contact centers por meio de recursos de inteligência artificial ou robôs é capaz de eliminar filas de espera, com taxa de retenção do cliente variando entre 80% e 94%, gerar satisfação média do consumidor de 91% e proporcionar um retorno sobre o investimento entre 50% e 70%, além de reduzir em até 55% os custos. Os número foram apresentados por Bráulio Medina, cofundador da Vortio e diretor de desenvolvimento de negócios da uberVU, durante painel no seminário Call Center IP + CRM 2013, realizado nesta terça-feira, 25. O executivo destacou que o crescimento das ferramentas de informação e capacidade de processamento não tem sido acompanhado pelo mercado de contact center, que atualmente possui, somente no Brasil, 550 mil operadores em empresas terceirizadas, 850 mil em call centers próprios e cujo turnover é de cerca de 7% ao mês.

"O atendimento pessoal exige alto nível de qualificação para atender as expectativas do cliente sem gerar perdas. Contudo, ele oferece riscos ao funcionário, como lesão por esforço repetitivo ou devido a própria tendência de busca por novas perspectivas na carreira. O índice atual de rotatividade impede a sustentabilidade do negócio", detalhou Medina. O executivo reiterou que se a demanda dentro de um contact center dobra, contratar o mesmo número de pessoas para atendê-la implica em uma série de riscos, até trabalhistas.

Mesmo diante das vantagens da automatização do atendimento, há desafios a serem vencidos, como o processamento de linguagem natural, principalmente no que diz respeito ao entendimento, pois sistema que entende palavra-chave pode não interpretar corretamente o cliente, além da unificação em múltiplos canais. Porém, na visão de Medina, os obstáculos são semelhantes ou mais amenos que os enfrentados em um atendimento pessoal. "O robô é tão bom quanto o script. Se você treina o sistema com base nos melhores atendentes, faz um sistema à prova de falha. Eventualmente passa por um analista no final. Mesmo que o atendimento vaze de 6% a 15% ao analista, você elimina tudo que pode ser robotizado anteriormente", enfatizou.

A ferramenta de robotização do atendimento é oferecida pela parceira da Vortio, a Ixia, e juntas as companhias oferecem atendimento unificado de voz e monitoramento e análise de redes sociais. "Iniciamos a parceria neste ano. Ainda é super-recente, mas já temos empresas importantes como clientes, como a Porto Seguro, Abril e Nestlé", complementou Medina. O trabalho de implantação da ferramenta pode durar de dois a seis meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.