Sulamericana do setor de energia compra operadora de fibra óptica

0

A Enel firmou acordo para comprar a operadora de fibra óptica Ufinet International – operador atacadista de redes de fibra ótica na América Latina.  Pelo acordo, a Enel X International terá o direito de exercer uma opção de compra para adquirir a participação do Sixth Cinven Fund entre 31 de dezembro de 2020 e 31 de dezembro de 2021 por uma contrapartida adicional de 1.320 a 2.100 milhões de euros, dependendo de vários indicadores chave de desempenho (KPIs) de negócios.

A Enel X International e o Sexto Fundo da Cinven controlarão em conjunto a Ufinet International, cada um exercendo 50% dos direitos de voto na assembleia de acionistas da NewCo. Caso a Enel X International não exerça sua opção de compra até 31 de dezembro de 2021, ela renunciará ao seu direito de controle conjunto sobre a NewCo. Nesse cenário, o Sixth Cinven Fund teria então o direito de vender sua participação com um "drag along" na participação da Enel X International, enquanto o último teria o direito de exercer uma "tag along" no caso de a Sixth Cinven Fundo reduza sua participação para algo abaixo de 50%.

O fechamento da transação, que o Grupo Enel financiará por meio de recursos próprios, está previsto para julho de 2018.

A Ufinet International, por sua dimensão, modelo de negócios e presença geográfica, representa para o Grupo Enel uma oportunidade significativa para acelerar, na América Latina, o crescimento do setor de ultra banda larga, que faz parte dos objetivos de negócios da Enel X, conforme previsto no Plano Estratégico 2018-2020 do Grupo Enel.

Através desta transação, o Grupo se posicionará imediatamente no mercado latino-americano de serviços de valor agregado, acelerando seu desenvolvimento através de habilidades e tecnologias já consolidadas pela Ufinet International e abrindo para uma vasta base de clientes em uma região com altas taxas de crescimento e urbanização.

A Ufinet International opera em 14 países da América Latina, onde administra mais de 49 mil quilômetros de fibra, dos quais aproximadamente 17 mil em áreas metropolitanas, com uma carteira de contratos de longo prazo de cerca de 700 milhões de euros com grandes clientes industriais, incluindo grandes grupos multinacionais de telecomunicações. Em 2017, a Ufinet International gerou receitas de cerca de 159 milhões de euros.

A empresa emprega cerca de mil pessoas. A Ufinet International é uma empresa de infraestrutura de telecomunicações com um modelo de negócios que limita o risco dos investimentos. Além dos serviços de fibra ótica, a Ufinet International fornece serviços ICT de valor agregado, como serviços em nuvem, por meio de sua subsidiária IFX.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.