TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

ESPM atualiza rede Wi-Fi para permitir uso de dispositivos móveis em sala de aula

Postado em: 25/06/2019, às 16:57 por Redação

A ESPM, escola de negócios referência nas áreas de Comunicação, Consumo, Economia Criativa e Gestão, modernizou sua infraestrutura de tecnologia para oferecer mais inovação aos seus alunos e professores de seu campus em São Paulo. Para dar mais acesso em tempo real, permitindo o uso de dispositivos móveis em sala de aula, a instituição reformulou seu sistema de Wi-Fi com soluções da Aruba, uma empresa da Hewlett-Packard Enterprise.

De acordo com Flávio Marques Azevedo, coordenador do curso TECH ESPM SP, o Wi-Fi é fundamental para dar acesso em tempo real com baixa latência. "O aluno hoje, independente do dispositivo, seja ele tablet, celular, ou um desktop, tem que ter condições de acesso à informação de maneira muito mais rápida e fácil", afirma.

"Precisamos de alta performance na execução de softwares, como modelagem 3D e softwares voltados para game engines que utilizamos dentro do curso, portanto sem essa disponibilidade tecnológica sendo feita, haveria uma barreira muito grande", complementa o professor.

Entre os diferenciais da implementação, está a integração das soluções Aruba com ferramentas já utilizadas pela instituição em sala de aula. Por exemplo, no campus ESPM TECH, onde acontecem aulas de graduação e pós-graduação lato sensu, a solução Aruba funciona como o meio de conexão para espelhamento de tela, onde os equipamentos de colaboração se comunicam aos dispositivos dos usuários via rede sem fio.

É utilizada automação para controle de recursos como TV, projetor e iluminação, além dos recursos de colaboração entre professores e alunos em sala de aula. Com a solução, os alunos podem se comunicar via chat com o professor e colegas, com funções para compartilhamento de áudio e vídeo, além de visualizar a tela do professor no seu próprio dispositivo e receber arquivos disponibilizados pelo corpo docente. Hoje, 100% dos alunos e professores do prédio já utiliza os recursos de aula via rede sem fio.

Além da qualidade nos serviços prestados aos alunos, a instituição também precisa de gerenciamento de conexões realizadas pelos usuários. "Precisamos saber quantas pessoas estão conectadas em cada sala de aula, como está o sinal de cada um, quanto cada um trafega, o que cada um pode acessar, entre outras informações, tanto pela demanda cada vez maior dos alunos pelo Wi-Fi, mas também em função do marco civil da internet, que estabelece que é preciso registrar todos os acessos e tudo que cada usuário acessa. Isso só é possível com as ferramentas da Aruba", explica Amadeo Magedanz, gerente de infraestrutura da ESPM.

A implementação foi feita pela integradora Live Consult e inclui Switches Aruba 2930M; Access Points Aruba 335; Controller Aruba 7220, que permite o monitoramento de aplicativos e o gerenciamento de autenticações e criptografias, além de oferecer proteção sem fio contra invasões; ClearPass Aruba, que proporciona visibilidade, controle e automação dos dispositivos conectados; e o Aruba AirWave.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial