ESPM atualiza rede Wi-Fi para permitir uso de dispositivos móveis em sala de aula

0

A ESPM, escola de negócios referência nas áreas de Comunicação, Consumo, Economia Criativa e Gestão, modernizou sua infraestrutura de tecnologia para oferecer mais inovação aos seus alunos e professores de seu campus em São Paulo. Para dar mais acesso em tempo real, permitindo o uso de dispositivos móveis em sala de aula, a instituição reformulou seu sistema de Wi-Fi com soluções da Aruba, uma empresa da Hewlett-Packard Enterprise.

De acordo com Flávio Marques Azevedo, coordenador do curso TECH ESPM SP, o Wi-Fi é fundamental para dar acesso em tempo real com baixa latência. "O aluno hoje, independente do dispositivo, seja ele tablet, celular, ou um desktop, tem que ter condições de acesso à informação de maneira muito mais rápida e fácil", afirma.

"Precisamos de alta performance na execução de softwares, como modelagem 3D e softwares voltados para game engines que utilizamos dentro do curso, portanto sem essa disponibilidade tecnológica sendo feita, haveria uma barreira muito grande", complementa o professor.

Entre os diferenciais da implementação, está a integração das soluções Aruba com ferramentas já utilizadas pela instituição em sala de aula. Por exemplo, no campus ESPM TECH, onde acontecem aulas de graduação e pós-graduação lato sensu, a solução Aruba funciona como o meio de conexão para espelhamento de tela, onde os equipamentos de colaboração se comunicam aos dispositivos dos usuários via rede sem fio.

É utilizada automação para controle de recursos como TV, projetor e iluminação, além dos recursos de colaboração entre professores e alunos em sala de aula. Com a solução, os alunos podem se comunicar via chat com o professor e colegas, com funções para compartilhamento de áudio e vídeo, além de visualizar a tela do professor no seu próprio dispositivo e receber arquivos disponibilizados pelo corpo docente. Hoje, 100% dos alunos e professores do prédio já utiliza os recursos de aula via rede sem fio.

Além da qualidade nos serviços prestados aos alunos, a instituição também precisa de gerenciamento de conexões realizadas pelos usuários. "Precisamos saber quantas pessoas estão conectadas em cada sala de aula, como está o sinal de cada um, quanto cada um trafega, o que cada um pode acessar, entre outras informações, tanto pela demanda cada vez maior dos alunos pelo Wi-Fi, mas também em função do marco civil da internet, que estabelece que é preciso registrar todos os acessos e tudo que cada usuário acessa. Isso só é possível com as ferramentas da Aruba", explica Amadeo Magedanz, gerente de infraestrutura da ESPM.

A implementação foi feita pela integradora Live Consult e inclui Switches Aruba 2930M; Access Points Aruba 335; Controller Aruba 7220, que permite o monitoramento de aplicativos e o gerenciamento de autenticações e criptografias, além de oferecer proteção sem fio contra invasões; ClearPass Aruba, que proporciona visibilidade, controle e automação dos dispositivos conectados; e o Aruba AirWave.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.