Com venda da divisão de celulares, Nokia reverte prejuízo e eleva meta para o ano

0

A Nokia não apenas conseguiu um salto no lucro no segundo trimestre deste ano como reverteu o prejuízo registrado em igual período de 2013. A fabricante finlandesa de equipamentos de telecomunicações atribui o resultado financeiro a uma margem de lucro trimestral mais forte que o esperado em sua unidade de redes, a principal da companhia, e a venda de sua divisão de celulares para a Microsoft, por US $ 7,3 bilhões. Em razão desse desempenho, a empresa disse que suas expectativas para o ano inteiro melhoraram.

O lucro líquido da Nokia no trimestre totalizou 2,5 bilhões de euros (o equivalente a US$ 3,4 bilhões), ante uma perda de 226 milhões de euros no mesmo período do ano passado. O resultado ajustado, no entanto, que inclui a venda de handsets e outros desinvestimentos, mostra um prejuízo líquido de 26 milhões de euros, contra um prejuízo de 113 milhões de euros em igual período do ano passado.

A empresa registrou lucro operacional para o negócio de redes de 281 milhões de euros (US$ 378 milhões) no segundo trimestre, queda de 14% sobre um ano antes, mas bem acima dos 197 milhões de euros previstos por analistas.

Com a venda da divisão de celulares, cerca de 90% da receita da Nokia vem da produção de hardware e software para redes móveis de telecomunicações. A Nokia também é dona de uma empresa de mapeamento digital que concorre com o Google Maps, além de ter um amplo portfólio de patentes que licencia a outras empresas, incluindo a Microsoft.

Durante conferência com analistas, a empresa disse que seu negócio de rede estava dando sinais de crescimento, especialmente nos mercados emergentes. Tanto que a margem operacional da divisão de redes, um sinal de sua saúde econômica, ficou em 11% no segundo trimestre, superando a previsão média de 7,7%, de acordo com uma pesquisa da Thomson Reuters com analistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.