Dispositivos móveis por si só não melhoram atendimento na saúde, diz executivo

0

O uso de dispositivos móveis na área da saúde é crescente, bem como o nível de informatização. As informações sobre pacientes, que antes eram colocadas no papel, agora são digitalizadas para fácil acesso do médico. Contudo, isso não é o suficiente para melhorar e tornar mais ágil o atendimento em hospitais e clínicas médicas. Estudo da IDC aponta que os gastos com tecnologia móvel voltada a área de saúde (mobile health ou m-health) nos Estados Unidos, incluindo software, hardware e serviços de TI, devem crescer de US$ 2,9 bilhões, em 2011, para US$ 5,4 bilhões, em 2016.

Ainda não há estudos sobre esse mercado no Brasil, mas a tendência é que haja um crescimento da mesma ordem. Apesar disso, do mesmo modo que para o restante do mundo, o uso de dispositivos móveis por si só não ajudará a melhorar a qualidade de vida dos pacientes que são atendidos em clínicas e hospitais. A avaliação é do gerente de Tecnologia e Inovação da Philips Healthcare, Rafael Patrício, durante workshop realizado nesta quarta-feira, 25, no Forum Mobile+, em São Paulo, evento promovido por TI INSIDE, TELETIME E MOBILE TIME e organizado pela Converge Comunicações.

"A usabilidade dos dispositivos é fundamental para melhorar o trabalho", destacou Patrício, enfatizando que os recursos se tornam críticos para essa usabilidade. "Quando se tem muita informação sem filtro, não ajuda. A mobilidade sozinha não ajuda nos processos médicos, e sim sua aplicação." O executivo destacou que a Philips oferece uma solução completa e integrada que inclui desde o prontuário eletrônico do paciente até equipamentos integrados para monitoramento. "Oferecemos equipamentos com sistemas que conversam entre si. Isso permite ações pró-ativas, por exemplo, para avisar o médico sobre um sinal vital irregular do paciente", explicou .

Com mais de 600 clientes no Brasil, entre hospitais e clínicas, as soluções da Philips atendem importantes instituições de saúde como os hospitais Sírio Libanês, Oswaldo Cruz, São Luís e Samaritano. Ainda assim, mesmo que todos os clientes utilizem o sistema de prontuário eletrônico, nem todos adotam o sistema integrado. A resistência, segundo Patrício, é à complexidade da informatização que esses sistemas geram. "Em um sistema muito grande, com informação de prontuário, sinal do paciente, comunicação com farmácias etc., terá uma parametrização muito complexa, e é preciso ter alguém disposto a habilitar isso. Falta o hospital ou a clínica se prepararem para receber isso."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.