Vendas de PCs no Brasil caem no segundo trimestre e confirmam projeção negativa para 2014

0

As vendas de computadores no Brasil caíram 26% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2013, totalizando 2,65 milhões de unidades comercializadas, segundo dados da IDC Brasil. Por outro lado, as vendas de PCs apresentaram ligeira recuperação se comparadas ao primeiro trimestre, quando foram vendidos 2,4 milhões de equipamentos.

De acordo com a consultoria, os notebooks lideram as vendas de PCs no segundo trimestre, com 62% das unidades vendidas no período, enquanto os desktops responderam por 38%. Considerando o primeiro semestre, o estudo mostra que as vendas de computadores caíram 27% em relação ao mesmo período do ano passado, tanto no mercado corporativo (-30%) como no de consumo (-26%).

"Entre os consumidores, há o fator Copa do Mundo, enquanto o mercado corporativo é sempre mais cauteloso ao fazer investimentos em anos de eleições, especialmente no setor de médias e grandes empresas. Além disso, há uma diminuição drástica nas compras do setor público, com a entrega de projetos já licitados, e poucas novas licitações", comenta Pedro Hagge, analista de mercado da IDC Brasil.

Diante do cenário atual, o desempenho do mercado de PCs confirma as projeções da consultoria que indicavam um ano bastante negativo. "Estima-se que 2014 sofrerá uma queda de 24%, a mais forte já registrada neste mercado", acrescenta o analista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.