TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Minas tem novo Portal do Cidadão

Postado em: 26/01/2006, às 16:58 por Redação

O Estado de Minas Gerais decidiu integrar suas informações em um novo site, com o objetivo de agilizar o atendimento aos cidadãos nas várias secretarias do Governo. Atualmente, o projeto conta com 75 mil usuários e 30 mil acessos diários.

O Estado precisava alinhar o atendimento via internet com o mesmo nível de informação e interatividade oferecido pelo Call Center, o Lig Minas. Além disso, conteúdos relativos à atual gestão, notícias relevantes do Estado e dados para empreendedores e servidores públicos se tornaram essenciais para a administração.

?Nós redefinimos a arquitetura de informação do site. Uma das grandes mudanças foi a busca por assuntos. Ao invés do cidadão procurar pelas pastas do governo, o que é muito comum nos portais governamentais, resolvemos passar para uma linguagem mais fácil e acessível, focando em assuntos de interesse do cidadão, como impostos, abertura de empresas, serviços ao servidor público, entre outros?, explica Marconi Martins Laia, diretor de Governança Eletrônica do Governo de Minas.

O instituto Brisa foi responsável pela criação e desenvolvimento de uma solução com regras e ferramentas de manutenção, para transparência na atualização e totalmente integrada com o público. O principal desafio, segundo o Instituto, foi promover uma interface ágil na localização dos serviços, de maneira simples e direta.

Através de visitas à Secretaria da Fazenda, Defesa Social, Saúde, Educação, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Companhia de Tecnologia da Informação do Estado e Minas Gerais, os especialistas da Brisa levantaram os dados para criar um mapa que o Estado deveria utilizar, para atingir melhor o uso dos recursos de TI e comunicação de acordo com o cumprimento das metas do governo.

Linha da Vida

Com a reformulação, o Governo de Minas trouxe para os portais públicos brasileiros o conceito ?Linha da Vida?, que dispõe de informações agrupadas de acordo com a faixa etária dos cidadãos. O modelo foi baseado em conceitos explorados pelos governos dos Estados Unidos, Grã Bretanha e Canadá. De acordo com Renata Vilhena, secretária Adjunta de Planejamento e Gestão, o novo portal criou uma identidade visual própria, mas com compatibilidade com a política de comunicação social do Governo do Estado.

Dentre outros serviços, o sistema Web disponibiliza a facilidade de navegação, ferramenta para Gerenciamento de Conteúdo, acesso para os cidadãos aos órgãos públicos, preservação de estrutura funcional, grupos de serviços e informações por gênero e notícias em tempo real.

?O desenvolvimento de aplicativos adicionais para tornar o portal num sistema totalmente integrado e diferenciado, caracteriza a comunicação on line como uma das melhores formas de troca de informações e resolução de pendências. Nossa experiência no mercado de tecnologia permitiu promover a agilidade e facilitar o acesso para o cidadão e melhoria nas atividades internas do próprio governo. A personalização garantiu a agilidade e trouxe retornos palpáveis e satisfatórios para todas as partes envolvidas?, comemora Paulo Toledo, presidente da Brisa.

Para conseguir alcançar todas as metas traçadas antes da implantação do site, a área de TI do Governo de Minas está realizando treinamentos intensivos com todos os servidores dos órgãos e entidades públicas do Estado.

?Um dos grandes desafios é a diminuição na demanda de call center. Mas conseguimos alcançar a maioria dos objetivos como: disponibilidade de grande quantidade de informações, consolidar a Internet como um canal de relacionamento entre Governo e cidadão, transparência na gestão, aumento da eficiência de serviços prestados e uso da tecnologia de maneira democrática e focada no atendimento qualitativo?, conclui Laia.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial