Processada por quebra de patentes, Arista agora acusa Cisco de violar lei antitruste

0

A Arista Networks arquivou na segunda-feira, 25, uma acusação formal contra a Cisco por violação da lei antitruste dos Estados Unidos. A denúncia, na verdade, é o desdobramento de uma batalha legal entre as fabricantes de equipamentos de rede que começou em dezembro de 2014, quando Cisco entrou com processo no Tribunal Federal da Califórnia contra a Arista por violação de propriedade intelectual. Ela acusa a rival de infringir uma série de patentes e direitos autorais associados aos seus equipamentos de rede.

As alegações são parte da resposta da Arista à Cisco na ação judicial de 2014, e incidem sobre a forma como os dispositivos de comutação (switches) e roteadores da Cisco são programados. A Arista e outros fabricantes de equipamentos de rede emulam porções de instruções de programação utilizados pela Cisco, o que a indústria chama de uma interface de linha de comando, ou CLI. A Cisco alega que a Arista violou sua propriedade intelectual ao usar tal procedimento.

A Arista, por seu lado, argumenta que a Cisco a envolveu em uma espécie de isca, malintencionada. Segundo ela, primeiro, a gigante das redes permitiu que fabricantes rivais usassem o chamado recurso de tecnologia "padrão da indústria". Então, depois que os concorrentes e clientes foram estimulados usar a tecnologia, a Cisco começou a alegar que houve a quebra de direitos autorais.

"Este litígio não é sobre a proteção de direitos autorias comumente aplicado no uso de ??comandos CLI," afirma a Arista no documento judicial apresentado na segunda-feira no Tribunal Federal de San Jose, na Califórnia. "Em vez disso, este contencioso é um esforço para debilitar uma empresa que está incomodando a posição dominante da Cisco neste mercado, com melhor tecnologia", prossegue aempresa na ação. Além da questão da interface, a Arista alega que a Cisco elevou ilegalmente o preço dos seus serviços de suporte aos clientes que utilizam uma combinação de hardware Cisco e produtos concorrentes.

A acusação da Arista foi feita dois dias antes de a Comissão de Comércio Internacional (ITC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos se pronunciar sobre o pedido da Cisco, arquivado no órgão para barrar as importações de produtos da Arista, alegando a quebra de sua patente — além da ação no tribunal federal.

"A falsa alegação antitruste da Aista não é acidental ou uma coincidência", disse Mark Chandler, de vice-presidente sênior e conselheiro geral da Cisco, ao The Wall Street Journal. "É uma cortina de fumaça para desviar a atenção da decisão importante da Comissão de Comércio Internacional ainda nesta semana."

Ao contrário de muitas grandes empresas de tecnologia, a Cisco abriu mão da cobrança de royalties de muitas de suas patentes ou de acionar concorrentes na Justiça. Mas ela disse que a cópia de sua propriedade intelectual pela Arista era tão notório que tinha que agir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.